A Cultura Organizacional
Por: CrisV22 • 21/10/2015 • Resenha • 3.221 Palavras (13 Páginas) • 237 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS GERAIS.........................
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 METODOLOGIA
3.1 PERSPECTIVA DE ETUDO
3.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
3.3 LIMITAÇÕES DO ESTUDO...................................................................................5
4 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6
4.1 HISTORICO DA EMPRESA...................................................................................6
4.2 INFRA ESTRUTURA..............................................................................................6
4.3 CERTIFICAÇÕES..................................................................................................7
4.4 LEGISLAÇÕES......................................................................................................8
4.5 GERAÇÃO DE RESIDUOS E GESTÃO AMBIENTAL...........................................8
4.5.1 GESTÃO HIDRÍCA.............................................................................................8
4.5.2 USINA DE TRATAMENTO DE ÁGUA................................................................8
4.5.3 TRATAMENTO DE RESÍDUOS LIQUIDOS.......................................................8
4.5.4 PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS........................................9
4.6 AÇÕES AMBIENTAIS DESENVOLVIDAS PELA EMPRESA...............................9
4.6.1 REFLORESTAMENTO......................................................................................9
4.6.2 BRIQUETES......................................................................................................9
4.6.3 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO AMBIENTAL........................................10
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO CULTURA
A palavra cultura deriva do verbo latino colere, que significa “cultivar”; “criar”; ”honrar”; “tomar conta”; e “cuidar”. Foi empregada inicialmente no final do século XI, para indicar o cuidado dos homens com os deuses (culto), bem como o cuidado dos homens com a natureza (agricultura). Assim, além do culto religioso, cultura designa o trabalho da terra para se produzir bens comestíveis (verduras, legumes, frutas, grãos, etc.). Nesse sentido, é sinônimo de agricultura e é empregada como tal até hoje quando se fala, por exemplo, em cultura do café, da soja. Do trigo, etc.
Com o Renascimento em meados do século XVI, os humanistas passaram a empregá-la no sentido figurado de cultivo do espírito, exprimindo a ação de desenvolver a capacidade intelectual e de aprimorar as qualidades naturais dos homens. Os dicionários, no entanto, só passaram a registrar tal acepção no século XVIII.
A partir daí, os iluministas associaram a cultura das artes, ciências e letras a idéia de cultivo do espírito. Daí cultura designar não só o desenvolvimento das funções intelectuais mas também o resultado dos esforços e do trabalho intelectual.
O iluminismo representou a vitória da crença na razão natural e autônoma. Essa vitória teve seus desdobramentos e operou grandes transformações, seja nos hábitos mentais e nas formas de se pensar o mundo físico, a sociedade, a política, a moral, seja na busca de um saber que suplantasse a excessiva dependência do pensamento aos ditames especulativos e contemplativos desenvolvidos na Grécia antiga e na Idade Média. Foi assim que a razão começou a assumir, a partir dos tempos Modernos (século XVII em diante), uma formulação marcadamente instrumental e operativa.
No dicionário da língua portuguesa a palavra cultura é conceituada como Ação ou modo de cultivar. Plantação. Desenvolvimento intelectual. Antropologia. Conjunto de experiências e realizações humanas (costumes,crenças, instituições, produções artísticas e intelectuais) que caracterizam uma sociedade. Conjunto de conhecimentos adquiridos numa determinada área de atividade. Conjunto de atitudes e comportamentos que caracterizam certa mentalidade.
A palavra cultura em seu uso corrente, significa “saber, estudo, elegância, esmero”; ela evoca os domínios da filosofia, das ciências e das belas artes.
Nas sociedades estratificadas em classes, essas esferas da”cultura” são, na verdade, atividades especializadas que tem como objetivo a produção de um conhecimento e de um gosto que, partindo das universidades e das academias, são difundidos entre as diversas camadas sociais como os mais belos, os mais corretos, os mais adequados, os mais plausíveis, etc. nesse sentido “ser culto” é uma condição que engloba vários atributos: ter razão, ter bom gosto ou, numa palavra, como diz o nosso dicionários, “saber, ter conhecimento, estar informado”.
Se olharmos a nossa volta, logo nos damos conta que são muitos e variados os valores e concepções de mundo vigentes numa sociedade complexa e diferenciada. Numa cidade como São Paulo, por exemplo, onde grande parte da população descende de estrangeiros e de migrantes rurais, diversos modos de vida são recriados.
Refletindo com cautela, entretanto, logo perceberemos que por sobre essas diferenças, alguns valores e concepções são implementados socialmente, através de complexos mecanismos de produção e divulgação de idéias, como se fossem, ou devessem se tornar, os modos de agir e pensar de todos.
...