A DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO
Por: Renato402a • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 7.019 Palavras (29 Páginas) • 187 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA
Unidade 2 - Av. Antônio Carlos, 4157 – São Francisco – Belo Horizonte.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3ª série
Atividades Práticas Supervisionadas
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ALUNOS PARTICIPANTES RA
Alex Antônio Sales | 8138744216 |
Guilherme Salomão | 7117501991 |
Márcia Valeria Nicoli Bonifácio de Moura | 6788393654 |
Renato Pereira | 6503259050 |
Ricardo Queiroz | 7189542825 |
Professor EAD: Hugo David Santana
Professor Presencial EAD: Erônides Júnior
Belo Horizonte – 02 de junho de 2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO – Etapa 1 – Passo 1
2.2 – ANÁLISE DOS ARTIGOS DE ROBERTO SHINYASHIKI E PAULO BARRETO DOS SANTOS – Etapa 1, Passo 2
2.3 - PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – Etapa 2, Passo 1
2.4 - DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO – Etapa 3, Passo 1
2.5 – SÍNTESE DO ARTIGO DE SÉRGIO TITTANEGRO – Etapa 3, Passo 2
2.6 – CONTROLE – Etapa 3, Passo 3
2.7- ANÁLISE CRÍTICA - Etapa 4 , Passo 1
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 - IMPLICAÇÕES ÉTICAS
5 - REFERÊNCIAS
1 – INTRODUÇÃO
Dentre as várias definições para Administração destacamos que é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros. Por isso constatamos que administrar é uma ciência e uma arte que deve ser aperfeiçoada a cada dia.
Neste conceito atual atribui-se maior ênfase ao ser humano na organização, concentra a atenção nos resultados a serem alcançados e acrescenta o conceito de que a realização dos objetivos pessoais dos participantes deve ser integrada com a realização dos objetivos da organização.
Dentre as atividades do administrador destacam-se o planejamento, a organização o provimento de cargos e vagas, a coordenação, a motivação, a liderança e controle, a obtenção de resultados eficazes por meio de outras pessoas pelo processo da delegação.
Planejamento não se refere a decisões futuras, elas são sempre tomadas no presente e seus resultados são apresentados no futuro. Se quisermos ter perspectivas a longo prazo, devemos começar a planejar no presente o que desejamos para o futuro. O planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser tomada para se alcançar um resultado desejado, com a definição consciente de cursos, de ações, isto é, rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.
De acordo com Faiol, o processo administrativo passa por cinco etapas: planejamento, organização, comando, coordenação e controle para a obtenção de resultados.
Para Chiavenato compõem o processo administrativo o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle.
Este trabalho tem por objetivo sistematizar o processo administrativo de forma a orientar a realização de projetos.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO – Etapa 1 – Passo 1
De acordo com Patrick Montana e Bruce Charnov, no livro Administração, o planejamento pode ser definido como a forma de determinar os objetivos organizacionais e a forma de atingi-los, pois planejar envolve escolher um destino, avaliar as rotas alternativas e decidir o curso específico. Pode ser visto a partir de três perspectivas diferentes:
O Planejamento Estratégico é o estabelecimento de metas e entre os resultados incluem-se diretrizes amplas e gerais para selecionar áreas de negócios ou mercados nos quais ingressar ou dos quais se retirar. No Planejamento Estratégico é imprescindível considerar o ramo em que a empresa está inserida, pois exige um longo período entre o início e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização, ocorre nos níveis mais elevados da organização.
O Planejamento Tático é a forma detalhada de como a organização irá realizar a missão determinada no Planejamento Estratégico. O planejamento Tático é visto como a ponte entre o Estratégico e o Operacional e precisa de um tempo menor de duração que o estratégico e está voltado para variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para a execução da missão, ocorre nos níveis intermediários da organização, mas está inserido na estrutura do Planejamento Estratégico.
O Planejamento Operacional é específico, pois assegura que as alternativas escolhidas e os recursos disponíveis sejam usados no tempo certo e da melhor maneira possível para a produção de um bem ou serviço. O planejamento Operacional é o planejamento diário, que trata de cronogramas, tarefas específicas e alvos mensuráveis e envolve os gerentes de cada unidade ou setor da empresa.
Para Lacombe e Heilborn, no livro Administração – Princípios e tendências – Planejamento pode ser entendido como planos, medidas e ações executadas no presente visando os resultados no futuro.
...