A ESTRATÉGICA E DINÂMICA COMPETITIVA
Por: lucppereira • 9/12/2017 • Trabalho acadêmico • 4.623 Palavras (19 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
GESTÃO DA QUALIDADE
Aline Rodrigues de Moraes Godoy RA: 2327415002
Edmar Aparecido de Souza RA: 2319382931
Luciene de Cássia Prado Pereira RA: 3337546971
Israel Ramos Sgarbi RA: 3306498452
Viviane de Fátima Araujo da Silva RA: 3306498446
Série: 8° Sem. Administração de Empresas
Tutora a Distância – Leandro Gomes
Professora Mônica Satolani
Jacareí, SP
Setembro– 2014
Sumário
- Introdução –---------------------------------------------------------- pág. 3
- Os Conceitos Fundamentais da Gestão da Qualidade ----------pág. 4
- O que é a Gestão da Qualidade Total ----------------------------pág. 11
- As Ferramentas da Qualidade como apoio na
Gestão de empresas ------------------------------------------------pág. 12
- Processo de Melhoria Contínua -----------------------------------pág. 13
- Bibliografia –-------------------------------------------------------- pág. 16
- Introdução
Esta ATPS tem o objetivo relatar a importância da gestão da qualidade, e como seu conceito se alterou ao longo do tempo. As organizações têm que produzir produtos de qualidade, não mais como estratégia de diferenciação no mercado, mas como condição de continuar no mercado. Este trabalho também mostra quais as ferramentas utilizadas nas resolução de problemas nas organizações. Qualidade é uma palavra muito importante dentro das empresas,mas também uma sigla muito complexa de se lidar.
A definição da qualidade possui uma diversidade enorme de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição bem simples, para que seja assimilável a todos os níveis das organizações.
- Os Conceitos Fundamentais da Gestão da Qualidade
O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A Qualidade é o conjunto de características de desempenho de um produto, ou serviço que em conformidade com as especificações atente e, por vezes, supera a maioria das expectativas e anseios dos consumidores ou clientes. Com o passar do tempo, ocorreram algumas mudanças muito relevantes em sua forma de gestão, e essa evolução ocorreu em quatro etapas:
- - Inspeção
- -Do controle estatístico da qualidade
- -Da garantia da qualidade e
- -Gerenciamento estatístico da qualidade
Dentro desse processo, a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma grande oportunidade de vantagens competitiva frente à concorrência e a busca dessa competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade hoje está sendo visualizada como uma grande forma de gerenciamento que, quando é colocada e implantada, visa melhorar o desempenho da organização.
O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
A Gestão da Qualidade total (TQM) é uma estratégia de administração, orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais, ele tem sido amplamente utilizado na indústria, educação, no governo e serviços. O TQM é composto de 3 estágios, tais como:
-Planejamento,
-Organização
-Controle e Liderança.
De modo geral tanto a qualidade, quanto a manutenção, poderá ser qualificada de forma total, porque, cada empregado que participa é responsável pela realização dos objetivos da empresa. A comunicação dentro de uma organização, torna-se uma peça muito importante em todos os níveis, dentro de toda estrutura de uma empresa. A gestão da qualidade está sendo hoje, uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços,ou até mesmo na qualidade dos colaboradores,a nível de treinamentos e qualificações para os mesmos.
A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou uma das certificações mais importantes, para micro e pequenas empresas de todo o mundo. A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz os custos internos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilitando ainda um grande acesso a novos mercados.
Dentro dessa certificação é possível avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo as exigências do cliente para o seu produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas. Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000. Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão. As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais.
A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados facilmente pelos clientes.
Essas auditorias são tão importantes, e exigidas que se a organização não estiver conforme a lei, a certificação é suspensa por tempo determinado pelos auditores, marcando se uma nova data para nova auditoria, caso as exigências não forem cumpridas, pode se até mesmo perder a certificação. As pessoas e as empresas que buscam qualidade, devem criar uma mentalidade positiva de mudança. Qualquer melhoria, pequena ou grande é sempre boa. E Toda inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada.
...