A EVOLUÇÃO E OS QUESTIONAMENTOS POR TRÁS DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO
Por: Fernando José • 27/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.037 Palavras (9 Páginas) • 107 Visualizações
A EVOLUÇÃO E OS QUESTIONAMENTOS POR TRÁS DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO
JOSÉ AMAURI PADILHA SILVA – 381504
FERNANDO JOSÉ DOS SANTOS – 3745927
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, vemos como a profissão secretarial tem mudado, e como ela cresceu no decorrer dos anos. Para alguns, a atuação destes profissionais se dá por meio de clichês literários ou audiovisuais, que reforçam uma ideia retrógrada e por vezes até mesmo misógina da profissão, que em nada contribui para compreender o quão complexa e desafiadora a profissão realmente é. Antes mesmo dos clichês surgirem, a profissão já era retratada como um trabalho simples e sem necessidade de estudos.
A profissão se faz presente desde o Egito Antigo, onde os Escribas, atuavam desde secretários como contadores e eram de grande destaque. Como citado por Azevedo (2006, p. 30) “Palavras como atualização, conhecimento, pesquisa, trabalho em equipe, autonomia, criatividade e iniciativa passam a fazer parte da bagagem do profissional de secretariado, que cada vez mais deve buscar o seu aprimoramento”. Nenhum deles eram vistos como meros serviçais de seus líderes, não eram feitos para servirem café ou satisfazer visivelmente seus chefes. “O poder de um profissional de secretariado não está ligado somente á sua posição, mas em sua alta capacidade de se desenvolver, agir e se comunicar”, D’elia (2013).
Com muito a acrescentar, hoje secretários e secretarias são fundamentais para muitas empresas. Mas algumas ainda não se asseguram com tanto conhecimento, e são essas as que moldam suas recepcionistas para agirem como secretaria, apenas para um menor valor de custo, visto a diferença entre os pisos salariais. O que acaba entrando na lei de regulamentação da profissão de secretário (a). A Lei 7377 datada em 30 de setembro de 1985, que decreta que o profissional é reconhecido por lei e que possui suas atribuições.
Mas será que a profissão mudou tanto? Afinal, quem de fato é um secretario (a)? Os Escribas eram homens, porém, conforme a sociedade ia mudando e novos conceitos de superioridade hierárquica profissional surgiam, algumas áreas passaram a ser entendidas como medíocres ou inferiores, muitas dessas passaram a ser ou já eram exercidas por mulheres. Isso é apenas mais uma situação pela qual muitos já passaram: o julgamento de uma profissão com base em uma sociedade plenamente machista.
Muitos profissionais da área, que estiveram atuando mesmo quando tudo isso ocorria, mostram grande apoio aos novos formados. E com isso chega o questionamento: Qual geração está mais apta para o atual mundo dos negócios? A experiência adquirida com o passar dos anos ainda pode ser útil, visto que muitos ramos se tornaram majoritariamente tecnológicos?
O mundo visto nos dias atuais, só comprova que não são todos que terão a gloria que desejam nas áreas que atuam. É cada vez mais complicado se adaptar a uma nova revolução industrial, mas secretarias e secretarios se reinventaram ao trabalhar em um novo modelo para atuação, trazendo uma forma remota para trabalhar e alcançando novos picos de satisfação.
Diante dessas situações, o (a) profissional se vê em um dilema onde precisa decidir sobre os perfis de secretario (a) que lhe foram apresentados. O que poderia levar á uma carreira de sucesso? O que realmente é ser um profissional desse ramo?
Dados essas informações, é imprescindível se questionar sobre como é, como se desenvolveu, o que aconteceu e o que ocorre com a profissão de secretário (a) executivo.
2 REFERENCIAL TEORICO
2.1
“Estereótipos são disseminados em diversas profissões. Em várias, como enfermeiras, comissárias de bordo, professoras do ensino básico e empregadas domésticas, as mulheres constituem a ampla maioria, o que para muitos causa a certeza de que somente as mulheres possam ocupar essas profissões, ou que as mulheres tenham algum tipo de vocação natural para exercê-las. Essas percepções são incorretas e devem ser combatidas para obtermos a igualdade de gênero, que seria positiva para a sociedade como um todo.”
GOMES, Nataniellie Silva, 2015. A SECRETÁRIA EXECUTIVA SOB OS ESTEREÓTIPOS DIFUNDIDOS PELO CINEMA.
2.2
“O profissional de secretariado executivo deve reunir um conjunto de características para realizar com sucesso seu trabalho, constituindo o que se convenciona chamar de perfil profissional. Dessa maneira, o secretário é totalmente polivalente, apresenta múltiplos valores e executa diferentes tarefas, é multifuncional, é assessor, exercendo uma atividade ou cargo para colaborar com a organização em suas funções e, eventualmente, substituir os superiores nos impedimentos transitórios, é próativo, visando a antecipar futuros problemas e mudanças necessárias, é flexível, tendo aptidão para diferentes atividades, além de ser compreensível e agir de acordo com as circunstâncias, é responsável com seus deveres, com condições de assumir compromissos e realizá-los de maneira satisfatória.”
LASTA, Adriane, 2013. O SECRETARIADO EXECUTIVO E A FUNÇÃO DE GESTÃO.
2.3
“Um novo padrão profissional do secretário executivo começa a ser traçado com a ascensão de novas tecnologias e em função dos desafios e problemáticas que as gestões organizacionais demandam. Vemos, a partir daí, a mudança do viés de atuação do secretário que se desloca das atividades meramente tecnicistas, para atividades de cunho diagnóstico e diretivo, aliados as velhas práticas operacionais.”
LIMA e OLIVEIRA, Francisco Valdivino Rocha e Lidiane Nunes Moares de, 2016. AS HABILIDADES EMPREENDEDORAS DO SECRETÁRIO EXECUTIVO COMO FATOR DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL.
2.4
“A evolução do ambiente organizacional tem se evidenciado a cada dia, com o crescente número de mudanças que o cercam como, por exemplo, das relações de trabalho, de negócios, da economia, das relações e necessidades sociais, políticas e profissionais. Tem-se a cada momento a criação de novas formas de trabalho, novas profissões, ou a transformação das profissões existentes, assim como dos cargos, atribuições, funções e demandas de trabalho.”
BISCOLI e BILERT, Fabiana Regina Velozo e Vania Silva Souza, 2013. A EVOLUÇÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO: CAMINHOS PROVÁVEIS A PARTIR DOS AVANÇOS DA PESQUISA CIENTÍFICA. E DOS EMBATES TEÓRICOS E CONCEITUAIS NA ÁREA.
...