A Economia Empresarial
Por: karinasshikasho • 23/10/2021 • Dissertação • 283 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Economia empresarial: competitividade entre as empresas.
Para a busca de melhores desempenhos e resultados, as indústrias precisam cada vez mais se prepararem estrategicamente no que tange seus produtos e concorrentes. Para a melhor competitividade é necessário a negociação em todos os departamentos desde sua estruturação até sua comercialização, ou seja, sua precificação não envolve somente o estudo de custos e despesas, como também seu valor agregado e seu custo de oportunidade, por este conceito é explicado que todos os agentes na economia realizam escolhas que possibilitem o melhor benefício, em troca de um menor custo. Com isso, o custo de oportunidade é também conhecido como custo econômico, por se tratar de uma oportunidade que deixa de ser utilizada.
Em suma, o custo de oportunidade fornece para as indústrias novas oportunidades de negociações e ganhos comerciais no mercado, pois esses fatores são relevantes para manter as empresas competitivas (VASCONCELLOS; GARCIA, 2014).
Neste case podemos notar que, a empresa de calçados acabou obtendo vantagem ao melhor negociar sua matéria prima, diminuindo seus custos de produção e mão de obra, focando no que ela é especialista, a produção de calçados, o que tornou sua vantagem comparativa. Vale destacar que, no âmbito econômico, a vantagem comparativa é capaz de se transformar em vantagem competitiva.
A comercialização interdependente entre as fábricas pode ser vantajosa no que tange, não só redução de custos de matérias primas, produção e mão de obra como também, em todo o tempo disposto para isto, assim, este tempo deve ser usado para se produzir mais, planejar estrategicamente para obtenção de melhores resultados e, assim, almejando e até superando o lucro esperado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2014.
...