A Ergonomia
Por: GBSoares1998 • 3/5/2018 • Bibliografia • 733 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Página 1 de 3
Ergonomia é a disciplina cientifica interessada na compreensão das interações entre os humanos e outros elementos de um sistema, é o campo profissional que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar objetivando otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Derivado do grego ergon (trabalho) e nomos (leis) para denotar a ciência do trabalho, a Ergonomia é uma disciplina de orientação sistêmica que atualmente estende-se por todos os aspectos da atividade humana. Os ergonomistas praticantes tem de ter uma compreensão ampla do escopo da disciplina, Isto é, a Ergonomia promove uma abordagem holística, na qual são considerados fatores físicos, cognitivos, sociais, organizacionais e ambientais.
A partir da Revolução Industrial é que se ressentiu a falta de compatibilidade entre o projeto das maquinas e o operador humano, o que se tornou questão estratégica vital quando da II Guerra Mundial. Devido à maior complexidade de operações dos equipamentos, foram registrados ocorrências desastrosas, com conseqüências para as tropas e material bélico em pleno uso. Para tratar desses problemas foram formados diversos grupos interdisciplinares, com o objetivo de elevar a eficácia combativa, a segurança e o conforto dos soldados, marinheiros e aviadores. Os trabalhos desses grupos foram voltados para a adaptação de veículos militares, aviões e demais armas às características psicofisiologicas dos operadores, sobretudo em situações de emergência e de pânico.
Uma maneira de entender a natureza de um campo ou uma pratica cientifica é através da observação da natureza de sua tecnologia. Considerando a definição de Ergonomia como a disciplina cientifica que lida com interações entre os humanos e outros elementos de um sistema e o campo profissional que aplica a teoria, princípios, dados e métodos para projetar, objetivando aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema, pode-se afirmar que a Ergonomia trata da atividade do trabalho ou da atividade humana que resulte no fazer interagindo com outros humanos, maquinas, ferramentas, mobiliário e ambiente. Busca aperfeiçoar ou otimizar as interfaces físicas, cognitivas e organizacionais dos sistemas. Sendo a atividade de trabalho o foco da Ergonomia, este é primariamente o estudo das interações entre as pessoas e destas com os subsistemas técnicos e organizacionais de um sistema de produção e consumo.
[pic 1]
Os ergonomistas trabalham freqüentemente em domínios de aplicações especificas. Domínios de aplicações não são mutuamente excludentes e estão em constante evolução; novos são criados e os antigos assumem perspectivas nova. Segundo a IEA, existem domínios de especialização dentro da disciplina que representam competências mais profundas em atributos humanos específicos ou características de interação humana. Os domínios de especialização em Ergonomia soa os seguintes:
- Ergonomia física;
- Ergonomia cognitiva;
- Ergonomia organizacional;
Todos esses domínios tem alguma relação de uma forma ou de outra com a Engenharia de Produção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com