A Estruturação do Conselho de Administração e da Governança Corporativa
Por: Veronica Oliveira • 22/11/2017 • Relatório de pesquisa • 506 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
Estruturação do Conselho de Administração e da Governança Corporativa
Jundiaí – SP
2017
Adélia Temóteo da Silva T1164A-0
Gabrielle Esteves C16IEF-3
Gislaine Caetano Pereira C075DD-8
Janire Santos Sena C1974C-1
Verônica Tavares de Oliveira C1923F-5
Atribuições e Responsabilidades dos Comitês
Jundiaí – SP
2017
Referência Bibliográfica
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança Corporativa na prática. São Paulo: Atlas, 2006. Cap. 2. P. 55 - 61
Tipo de texto
Estruturação do Conselho de Administração e da Governança Corporativa
Objetivos
Apresentar os comitês, sua funcionalidade nas corporações, vantagens, desvantagens e aplicações.
Conteúdo
2.3.3.2. Comitês
O objetivo da criação do Comitê é a representação de todas as unidades organizacionais propiciando soluções que contemplem o todo. É a reunião de pessoas para discutir de forma estruturada assuntos pré-definidos para a busca da melhor solução.
I – Vantagens:
É um órgão útil que auxilia o conselho de Administração e da Governança Corporativa objetivando a orientação estratégica e dos acionistas, permite uma visão em conjunto e possibilita trabalhos específicos por meio da colaboração de várias pessoas.
II – Desvantagens:
Tendência a diluir a responsabilidade entre os membros, a tomada de decisão morosa, pode ocasionar conflitos da diretoria com o conselho de administração.
Abaixo principais atribuições dos integrantes de um comitê:
- Coordenador do Comitê: suas principais atribuições como coordenador é orientar os trabalhos garantindo seu bom funcionamento; estabelecer limites e possibilidades de tempo e responsabilidades; propiciar condições e promover o desenvolvimento dos debates; redigir as atas e relatórios.
- Membros do comitê: comparecer as reuniões munidas sempre das documentações necessárias, conhecimento prévio do assunto; reunir as ideias e avaliar de maneira impessoal; colaborar com soluções, saber ouvir, não se ater apenas um ponto de vista, objetivar o assunto e procurar processar o dialogo em tom de conversa.
Para auxiliar no trabalho do conselho podem ser criados alguns comitês:
- Estratégias: a constituição do comitê estratégia pode ser:
- Coordenador: conselheiro especialista
- Membros: são os demais conselheiros
- Convidados: podendo ser consultores especializados no assunto ou diretores da área em pauta.
- Auditoria: tem a finalidade em coordenar a estruturação dos processos de análise e controle de práticas, contábeis, legais, administrativas e éticas da empresa; não é responsável pela conformidade da empresa, cabe isto a auditorias externas e internas e ao conselho fiscal.
- Ética: este comitê possui o objetivo de identificar, debater, estruturar, sustentar, disseminar e consolidar valores éticos da empresa perante seus acionistas, clientes, fornecedores, funcionários.
- Capacitação executiva: sua finalidade é coordenar o processo de estruturação e operacionalização das atividades de capacitação profissional tanto dos seus executivos quanto dos funcionários de alta e média administração da empresa. O comitê de capacitação executiva fazem suas reuniões com os coordenadores, membros e convidados trimestralmente.
O comitê pode ser constituído sob a coordenação dos conselheiros – nomeação, remuneração, financeiro, marketing tendo em vista facilitar o trabalho dos Conselheiros de Administração da Empresa.
No Brasil é pouco utilizada a formação de comitês direcionados para análise de assuntos específicos, geralmente os comitês que existem são os de auditorias, finanças, recursos humanos e marketing. As empresas costumam estabelecer alguns comitês permanentes e outros como temporários para tratarem de assuntos específicos, mas importantes.
...