A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO
Por: Muiocha Muiocha • 28/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1][pic 2] INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS BACHARELANDO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Professor Dr. Luís Miguel Dias Caetano Discentes: Sandra Nzage Muondo Júlio Auxilio Muiocha Júnior Tema: A FORMAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU COMPORTAMENTO REDENÇÃO, CE MARÇO, 2019 |
Índice
Introdução 4
1.Objectivo geral 5
1.1.Objectivos específicos 5
2.Metodologia 5
3.Fundamentação Teórica 6
3.1. AS ORGANIZAÇÕES 6
3.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7
3.2.1. Fundamento da Estrutura Organizacional 7
3.2.2. Grupos Formais e Informais 8
Referências Bibliográficas 12
Introdução
O presente trabalho, tem como o tema sobre a estrutura organizacional como um instrumento específico para análise de fontes de instabilidade dos grupos formais e informais. Na verdade, o tema em si é um ramo do comportamento organizacional que estuda questões associadas aos comportamentos nas organizações, e seu papel na estrututra organizacional, forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Sendo um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas, onde devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria.
1.Objectivo geral
- O principal objectivo deste trabalho é proporcionar ao académico o conhecimento dos principais fundamentos da Estrutura Organizacional e seus grupos formais e informais.
1.1.Objectivos específicos
- Propiciar o conhecimento acerca das diferentes relações entre os grupos formais e informais dentro da estrutura organizacional.
- Permitir a compreensão do afastamento dos grupos informais quanto ao factor de ameaças para as organizações.
- Ampliar os recursos de análise do futuro das organização na gestão dos grupos formais e informais dentro das organizaçoes, inteirando-os aos cenários produtivo e social.
2. Metodologia
Para elaboração deste trabalho foi feito uma revisão bibliográfica. Também, foi usado o método indutivo, que é um método responsável pela generalização, isto é, partimos de algo particular para uma questão mais ampla, mais geral. Para Lakatos e Marconi (2007:86), Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas.
Portanto, o objectivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais nos baseia-mos.
3. Fundamentação Teórica
3.1. AS ORGANIZAÇÕES
Organização é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
Uma organização de acordo com Robbins é a contribuição planejada das atividades coletivas de duas ou mais pessoas que, funcionando em uma base relativamente contínua e através da divisão de trabalho e da hierarquia da autoridade, buscam alcançar um objetivo comum ou um conjunto de objetivos".
De acordo Chiavenato (2001, p.126), a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação é essencial para a organização, segundo o autor citado uma organização só existe quando:
- Pessoas capazes de se comunicar entre si (interação);
- Elas estão dispostas a contribuir com ação (cooperação);
- Elas cumprem um propósito comum (objetivos).
No entanto, há que acrescentar que não existe organização sem pessoas com suas contribuições estruturadas, contínuas e planejadas coletivamente, através da divisão do trabalho e da hierarquia, na busca por alcançar um objetivo comum ou um conjunto de objetivos.
Segundo Maximiano (2000, p. 92-93), em uma organização, cada pessoa e cada grupo de pessoas têm atribuições especificas que contribuem para a realização de um objetivo, além das pessoas, as organizações empregam dinheiro, tempo, espaço e recursos materiais, como instalações, máquinas, móveis e equipamentos. Desta forma, com objetivos a curto, médio e longo prazo, uma organização luta para alcançar sua missão, fazendo com que as organizações se transformem de forma dinâmica e complexa, com influências mútuas, de forma controlada e coordenada, agindo em uma determinada situação ou ambiente. Nas organizações, a divisão de tarefas contribui para a distribuição metódica do trabalho, conduzindo a organização a um crescimento natural, e as organizações, portanto, estão passando intensas influências do mercado competitivo, obrigando-as a estarem sempre alertas, com ajustes e adaptações às condições ambientais para manterem sua sustentabilidade (SCARIOT et. al, 2006). A competitividade, inerente de qualquer mercado democrata, solicita que para as empresas manter-se no mercado se utilizem de um planejamento estratégico, absolutamente necessário para alcançar-se o sucesso.
Dentro das organizações formam-se grupos sociais, que podem ser divididos em duas categorias, grupos sociais primários (informais) e grupos sociais secundários (formais) (MAXIMIANO, 2000).
3.2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas (OLIVEIRA, 2006).
...