A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Por: Cilene André • 23/12/2022 • Trabalho acadêmico • 2.563 Palavras (11 Páginas) • 80 Visualizações
- DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O século XXI se apresenta como a era das transformações das relações interpessoais, em que a sociedade se torna mais exigente e cada vez mais vulnerável diante da constante evolução que os avanços tecnológicos tem apresentado na atualidade. Neste contexto, percebe-se que o ser humano se torna cada vez mais dependente dos dispositivos conectados à internet, fazendo com que o seu cotidiano esteja inteiramente interligado com a rede de computadores, que vão desde a interação pelas redes sociais, e-mails, chamadas telefônicas, videoconferências e até mesmo para transações bancárias que vão desde as mais simples até as mais complexas, sendo estes recursos vistos como ferramentas atrativas e cheias, tornando a vida menos complexa.
Perante o momento impar vivenciado pela humanidade devido a pandemia da Covid-19, em que o modo de vida e as atividades de todos os setores tiveram que ser ressignificadas e readaptadas. De todos os setores, o que mais foi impactado foi a educação, que teve que ressignificar suas metodologias de ensino, para atender às necessidades dos alunos que tiveram que readequar às aulas antes presenciais em atividades remotas, visando a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, no intuito de minimizar os impactos da pandemia que obrigou as instituições de ensino a suspenderem o atendimento presencial aos seus alunos.
Dessa forma, aproveitando que as tecnologias educacionais já estavam sendo utilizadas, mesmo que de forma precária pelas instituições de ensino, todo o sistema educacional se viu obrigado a aderir ao uso das tecnologias digitais para assim, poder atender às demandas dos alunos que não podiam ficar em isolamento devido à pandemia sem que lhes fossem ofertados meios em que pudessem dar continuidade aos estudos e consequentemente ao desenvolvimento de sua aprendizagem.
Em se tratando das tecnologias, vale destacar que estas apresentam em seu desenvolvimento quatro tipos de concepção como:
As descobertas tecnológicas, com todas as novas abordagens que decorrem de seu amplo uso, podem promover, para além da inclusão do sujeito na esfera do mundo informatizado, uma nova concepção acerca do processo de ensino-aprendizagem que pode fazer uso dessas tecnologias para garantir o desenvolvimento global desse homem que está definitivamente inserido no mundo moderno (CARVALHO&DOMINGO,2012, p. 77)
Essa conceituação abrange desde as mais distintas profissões às manifestações artísticas, sendo que a tecnologia se representa através de resultados, objetivos e concretização, onde entra o computador como uma ferramenta moderna em que este é concebido como elemento preponderante dentro do processo tecnológico.
Os computadores constituem uma síntese de conhecimentos científicos e técnicos, sendo produtos do estudo sistemático de dispositivos físicos e a aplicação de uma série de inovações tecnológicas. Nesse sentido, os computadores, entendidos como a interação entre hardware e software, não se reduzem ao significado instrumental que frequentemente se atribui ao termo “tecnologia” (Spritzer; Bittencourt, 2009, p. 123)
A evolução da inteligência humana acerca das novas tecnologias ultrapassa parâmetros previsíveis galgando instâncias imprevisíveis, em que a evolução do conhecimento tem tomado proporções tão grandes que o cérebro, que antes moldado de uma forma seletiva, lenta, que evoluía conforme as demandas de interações sociais, de repente se vê emitindo continuamente fluxos dinâmicos, criando novas ferramentas eficientes para dinamizar os processos de comunicação, assim como no aprimoramento da aprendizagem humana.
Em se tratando do trabalho com textos literários como prática pedagógica no processo ensino-aprendizagem, estes além fazerem abordagem sobre aspectos estéticos, sendo estes relativos aos recursos de criação literária, assim como do texto como objeto de arte. Dessa forma, a leitura deve ser concebida como um instrumento que possibilita a análise de aspectos políticos, culturais e linguísticos.
Diante do exposto vale salientar que o ensino de Literatura se revela como um processo de aprendizagem significativa, pois este desenvolve no indivíduo um conhecimento crítico no que diz respeito à interação do homem na sociedade, assim como a ampliação da concepção de mundo e de seu papel de cidadão ativo no meio em que vive.
Diante do exposto, ressalta-se a importância de realizar uma reflexão mesmo diante dos obstáculos encontrados e a resistência dos docentes e das instituições de ensino, deve-se pensar em maneiras de converter o que é falado em prática concreta. A realidade dos sistemas educacionais revela que os professores em sua maioria ainda estão apegados a práticas ultrapassadas que não acompanham o desenvolvimento do aluno que se torna cada vez mais esclarecido diante dos avanços tecnológicos e não aceitam mais formas de ensino rígidas, delimitas e pré-estabelecidas sem levar em conta suas vivências e seus sentimentos em relação ao que está sendo estudado.
Dessa forma é de suma relevância que os docentes fiquem atentos para os aspectos afetivos e sua relação de parceiro e mediador da aprendizagem com seus educandos. Isso nos leva a crer que se levado em consideração a afetividade, esta pode subsidiar de forma positiva a construção significativa do conhecimento e o desenvolvimento integro do processo ensino-aprendizagem.
Nesta mesma direção é evidente que o ato de educar não se caracteriza apenas pela transmissão de conhecimentos, mas se traduz na ação de auxiliar o aluno na apropriação de sua realidade tendo consciência de si próprio, da sociedade em que vive, assim como sua função dentro do meio.
À escola é atribuído o papel de possibilitar ao aluno a aceitação de si mesmo, aceitar o outro dentro de suas peculiaridades, fazendo com que seja desenvolvido o sentimento de empatia em relação ao semelhante, devendo ser estabelecida no contexto escolar a interação entre aluno e professor, favorecendo dessa forma o desenvolvimento ativo e participativo da aprendizagem.
O mundo atual caracteriza-se pela pluralidade de formas de compreender a realidade, exigindo o surgimento de novas narrativas no processo de produção do conhecimento. Este fato sugere a necessidade de reavaliarmos as condições atuais de produção do saber e os efeitos da diversidade de experiências sócio-político-econômicas e das novas tecnologias nas práticas culturais de leitura e escrita (SANTOS & SILVA, 2011, p. 365)
...