A Fundamentação Teórica
Por: natalia.barros • 22/8/2018 • Trabalho acadêmico • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO OU CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Um
2
3
Agradecimentos
Queremos agradecer primeiramente a Deus por ter nos dado capacidade suficiente para realização desse trabalho. Agradecemos também a Ele por sempre nos guiar em nossa jornada acadêmica.
Também agradecemos a empresa RIACHUELLO por ter nos recebido tão bem e por se dispor a nos ajudar fornecendo seus dados e nos permitindo estar em sua rotina administrativa por algumas horas.
Agradecemos ao professor Leandro Somma da Silva pela suas orientações ao trabalho e por sua paciência e disponibilidade de nos ajudar.
Essa é uma obra coletiva que não só no futuro mas como no presente, já produz frutos de gratificante aprendizado.
4
Lista de gráficos e figuras
5
Sumário
6
Introdução
7
1 Fundamentação Teórica
- Organizando as organizações
A palavra “Organização” por si só auto se explica, porém pode ter vários significados. Segundo um dos dicionários mais conceituados da nossa língua, o Houaiss (2009), encontraremos pelo menos quatro sentidos para essa palavra, discorreremos sobre eles estudando e observando o conceito desse item.
Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Por, todavia, é importante considerar também organização, como uma das funções administrativas, com o propósito de alcançar objetivos previamente definidos, com maior eficiência no trabalho e de forma ordenada. Em seus princípios gerais, tem as seguintes funções (PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Podemos entender melhor, se tomarmos como exemplo uma família: Ela e a organização, são pessoas que estão unidas, juntas e que lutam pela sobrevivência, mantendo o amor e o respeito entre eles. Na administração desta organização cabe a pessoa que defini os recursos que serão utilizados, para que eles obtenham uma melhor qualidade de vida.
1.1.2 Organização como empresa
Desde o século XX os princípios da administração foram enfocados em objetivos sociais, deixando de lado a engenharia ou lucro para se trabalhar mais com a necessidade do homem, seu espaço, seu emocional e sua satisfação pessoal ligada a profissional. Podemos ver a teoria administrativa em dois momentos: A administração neoclássica e a contemporânea.
A administração neoclássica e cientifica, surgida no século XX, tendo Henri Fayol (1841-1925) como fundador da Teoria Clássica e Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como fundador da administração, tinha como base das suas pesquisas os operários, usando a racionalização do trabalho como ponto de partida dando ênfase ao bem-estar dos mesmos. Nos semestres a seguir veremos mais a fundo como Taylor e Fayol realizavam suas pesquisas.
8
A administração contemporânea baseia-se nos princípios da clássica, seja como ponto de partida ou como crítica para tentar uma posição diferente, temos como exemplo os princípios: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar que Fayol baseava-se e que hoje são os elementos da administração que constitui o chamado processo administrativo.
Atualmente as funções universais da administração são:
Previsão – Envolve a avaliação do futuro e o aprovisionamento em função dele.
Organização – Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social.
Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o Máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.
Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.
Controle - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as franquezas e os erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.
1.1.3 A necessidade da organização nas empresas
Observando esses dados podemos dizer que o mundo atual é formado de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção ou para a prestação de serviço são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Todas as organizações são constituídas de pessoas e de recursos não-humanos (recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende das organizações e vice-versa. As organizações são extremamente heterogenias e diversificadas, de tamanhos diferentes, de características e estruturas diferentes. À medida que uma organização cresce, ela tende a se diferenciar e a especializar cada vez mais as unidades que compõe a sua estrutura organizacional, realizando assim um tipo de divisão que podemos chamar de estrutura organizacional ou departamentalização. É um termo antigo, porém vem se especializando a cada dia com novas abordagens sobre como dividir e organizar as empresas.
Alguns tipos de departamentalização são deixados para trás por causa das novas exigências de organização das empresas, hora em setores ora em distribuições funcionais, métodos de atendimento a clientes, etc. E outros são incorporados para realizarem o trabalho com eficiência e eficácia. No nosso Seminário focalizaremos o uso da departamentalização, mostrando como esse método de organização evoluiu e quais suas etapas que foram deixadas para trás e as que atualmente são utilizadas nas médias e grandes corporações.
...