A GOVERNANÇA CORPORATIVA
Por: otaviostefani • 11/9/2019 • Trabalho acadêmico • 254 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança está relacionada a Governo, já Governança Corporativa ao Sistema pelo qual os órgãos e poderes são organizados dentro de uma empresa (corporação). Witherell definiu Governança assim: “o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas distribuindo direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes da empresa, tais como conselho de administração, diretoria, proprietários e stakeholders.”
A CVM conceitua Governança Corporativa como um conjunto de práticas que tem por finalidade melhorar o desempenho de uma companhia e proteger todas as partes interessadas, por exemplo, investidores, empregados e credores.
Stakeholders são aqueles que, de outra forma não acionária, detêm importantes interesses na companhia, entre eles: empregados, fornecedores, clientes e a comunidade em geral.
Lei Sarbanes-Oxley (SOX): o congresso americano ao final de julho de 2002, instituiu a Sox criando uma série de regras e comportamentos de governança que redefiniu, não só as empresas, mas também muitos dos agentes. O órgão responsável por garantir este processo é a SEC, a CVM americana. Daí nasceu inclusive a obrigatoriedade de alguns comitês.
Com relação à estruturação, é absolutamente necessário ter alguém com poder de decisão e capacidade de influência, dentro da organização, para “fazer acontecer”. É muito importante a utilização de assessoria externa, principalmente no relacionamento com as diversas áreas da empresa e na metodologia e disciplina de implantação.
Modelos de Governança:
- Anglo-Saxão: propriedade relativamente pulverizada; liquidez das ações é garantida via bolsa de valores;
- Nipo-Germânica: maior concentração da propriedade]; participações acionárias de longo prazo.
Podemos concluir que a Governança é hoje fundamental para qualquer organização, buscando sempre gerar valor, sempre com transparência.
...