A Gestão Hospitalar
Por: le.1503 • 26/9/2021 • Projeto de pesquisa • 1.047 Palavras (5 Páginas) • 163 Visualizações
MODELO DO PIM VI
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
UNIVERSIDADE PAULISTA
LETÍCIA DIAS VIEIRA
RA: 2025589
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) JARDIM SANTO EDUARDO
PIM VI
TABOÃO DA SERRA- SÃO PAULO
2021
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo questões da gestão em saúde, abordando as áreas de Matemática financeira, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Planejamento de Negócios.
Neste estudo abordaremos informações sobre a empresa Unidade de Pronto atendimento (UPA), tendo como objetivo abordar e compreender as disciplinas estudadas de forma prática.
PALAVRA-CHAVE: Gestão, Saúde.
INTRODUÇÃO
O Projeto Integrado Multidisciplinar tem o intuito de fazer com que os estudantes compreendam e aprendam de forma prática as disciplinas apresentadas.
A empresa escolhida é uma Unidade de Pronto atendimento, ou UPA, administrada pela prefeitura municipal de Embu das Artes, sua organização obedece a modelos federais, pois recebe verba para este fim.
A UPA do Jardim Santo Eduardo, fica localizada em Embu das Artes e a pouco passou por uma reforma, teve seu prédio ampliado para um atendimento de qualidade à população. Agora o espaço conta com 17 salas, a melhoria não foi apenas em sua estrutura e agora a UPA conta com novos equipamentos, incluindo carrinho de parada.
A UPA possui 55 funcionários e atende cerca de 3.500mil pacientes por mês, nas seguintes especialidade, clinica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria. Há também um prédio anexo com atendimento de dentista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiologia, audiometria e o Projeto Desenvolver, realizado por médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que mantém convênio com a prefeitura de Embu das Artes.
PLANEJAMENTO E NEGÓCIOS DA SAÚDE
Apesar de ser um estabelecimento com uma missão social importante, clinicas médicas não deixam de ser empresas. Por isso, precisam cobrir custos e gerar lucros.
Existe uma grande quantidade de pessoas que ao tentar empreender na área da saúde erra ao não enxergar uma unidade de saúde como um negócio, o que pode causar danos e até mesmo falência. Por isso toda preparação anterior é necessária.
Portanto o planejamento de negócios serve basicamente como uma base para o gerenciamento e tomada de decisões de qualquer empreendimento, inclusive clinicas médicas. (GARCIA, 2015)
No caso da UPA, seu gerenciamento é feito pela prefeitura municipal, e sua estrutura segue um modelo e padrão de atendimento. Já suas finanças que também são gerenciadas pelo município, fazem parte da verba direcionada a prefeitura pela União, baseando-se na demanda e necessidades daquela instituição.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática financeira é essencial na tomada de decisões de uma empresa, a sua utilização pode minimizar custos e maximizar
...