A Gestão da Mudança
Por: Suanderson • 2/10/2019 • Resenha • 391 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
Título: Análise de processo de mudança organizacional em uma empresa do setor audiovisual. (2018)
Autor: Chrístian Langaro Vaisz
Acesso: EnANPAD 2018
As mudanças geralmente buscam aumentar a efetividade de uma empresa. Elas ocorrem a partir de forças internas ou externas, essas forças podem ser: estruturais, redução de custos, mudanças em processos e mudanças culturais. O texto usado como base para esta síntese, nos mostra como a mudança organizacional afetou o desempenho criativo dos profissionais em uma empresa do setor audiovisual.
Para o alcance dos objetivos, foi realizado uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa e com objetivo exploratório. O autor usou três fontes de evidências para triangulação dos dados: entrevistas semiestruturadas, observação participante e documentação. Foram entrevistados, justamente os profissionais criativos que atuam na empresa desde o período anterior à mudança.
A motivação é um componente primordial no contexto apresentado, e os resultados apontam que a influência da mudança na motivação dividiu-se em aspectos positivos e negativos na criatividade. Como por exemplo, os desafios ocasionados em relação aos prazos e demandas, contribui para desmotivações, prejudicando o potencial criativo dos colaboradores. Foi constatado que os impactos da mudança organizacional, não é algo paralisado ou imóvel, e alguns fatores foram identificados, ajudando a compreensão dos efeitos relacionados as novas atividades, até o momento da realização da pesquisa, são eles: o aprimoramento de processos, a aprendizagem, as alterações de funções, a contratação de novos colaboradores, os investimentos em infraestrutura e a resistência inicial à mudança.
O autor relata que o início do processo de mudança, obteve-se uma quantidade maior de aspectos negativos foi percebida pelos profissionais, gerando uma sensação de insegurança por parte dos colaboradores. Porém, conforme foi relatado, com a decorrência do período de dois anos após a mudança, foram identificados alguns fatores que podem ser considerados positivos para a influência no potencial criativo, conforme listados acima. A pesquisa aponta que os profissionais criativos são motivados primordialmente de forma intrínseca, a partir de valores simbólicos e subjetivos. É evidenciado que que a mudança influencia na capacidade criativa a partir de seu impacto nas motivações e desmotivações dos profissionais. Desta forma, entende-se que as relações complexas da mudança organizacional geram um fluxo de influências, resultando em motivadores e desmotivadores para o potencial criativo. Como resultado desta influência, o potencial criativo do profissional é determinante para a execução dos seus processos criativos.
...