A Gestão de Cadeia de Suprimentos
Por: Brennobsouza • 9/4/2023 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
Há mais de 2 séculos, os indiginas da tribo Baniwa fazem uma cestaria com fibras de ãruma traçadas com desenhos bem peculiares. A tribo Baniwa tem hoje cerca de 12 mil habitantes, dentre eles, cerca de 4 mil vivem no Brasil, aproximadamente 100 aldeias e sitios e vivem basicamente do artesanato e da pesca.
Apesar da grande experiência com o artesanato, hoje a tribo sofre com a dificuldade de se modernizar sem perder a sua cultura. A dificuldade se intensifica ainda mais quando chegamos na etapa do transporte, essa etapa é dividida basicamente em 5 partes, nas quais não conseguem ser eficientes e com a velocidade que necessitamos nos dias de hoje. O transporte é feito por barca, carro, barco e caminhão (no qual uma parte do caminho o caminhão é transportado por uma balsa)
Soluções que podemos sugerir para a melhoria do processo:
Problema observado Proposta de solução Justificativa
- Grande distancia Transporte áereo Redução de custos
entre a fabricação da capital mais próxima e de tempo para a
e o consumidor final. até o ponto de distribuição. entrega.
- Replantio da matéria Uma regulamentação Garantia da matéria
prima. e conscientização dos prima para o
povos da região. o futuro.
- Demora da produção. Grande estoque de Não sofrer com produtos. escassez de produtos e poder
receber grandes
pedidos.
Esses são alguns pontos que puderam ser observados uma possível melhoria significativa. Levando em conta as condições da tribo.
Referências: https://www.artebaniwa.org.br/, https://www.youtube.com/watch?v=KX2peRbaQn4 , https://www.youtube.com/watch?v=LqgNUO2900o , https://pib.socioambiental.org/pt/Arte_Baniwa .
...