A Gestão de Talentos
Por: Anderson Amoriim • 19/6/2015 • Resenha • 486 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Página 1 de 2
Gestão de talento:
- Vivemos na Era em que o profissional é o principal responsável pelo gerenciamento de sua carreira e, consequentemente, por sua empregabilidade.
- O talento é o fruto da inteligência emocional que é a aptidão que lhe permite, não somente estar acima do resto e também obter sucesso em determinada situação, porque conta com as ferramentas e características necessárias para se destacar
- São aqueles que apresentam habilidades técnicas e comportamentais diferenciados, que prezam o relacionamento dentro da organização sem perder o foco no trabalho e principalmente seu foco e objetivo são os mesmos que o da empresa
- capacitá-los de acordo com a missão, visão e valores da organização
- Gestão de Talentos é um conjunto complexo de processos integrados que fornecem um benefício "óbvio" e fundamental para qualquer organização: o desenvolvimento das potencialidades de seus colaboradores.
- Onde as empresas assumam responsabilidades pelo desempenho individual de seus colaboradores, além de promover o crescimento profissional e pessoal dos mesmos, e com isso gerar novos modos de agir e pensar para que os objetivos sejam comuns às partes interessadas.
- “As pessoas precisam dirigir seus esforços e talentos para o mesmo objetivo, mas sabe-se que é vital um maior desempenho dos indivíduos, e a empresa precisa contar com este apoio. O ser humano requer aprendizado contínuo para fazer parte de uma organização e esta para manter-se nos padrões de exigência do mercado”. (XAVIER, 2006).
- É um processo de sinergia entre colaborador e organização para o alcance de metas e resultados, que impulsiona os dois para o sucesso.
- Sendo assim, os CEOs estão cada dia mais preocupados com a ideia de não serem capazes de encontrar os profissionais que precisam para o sucesso de suas organizações. Outro agravante para esse cenário é a escassez de talentos nas estruturas organizacionais, e também a dificuldade de encontrar esses talentos fora do mercado, mesmo com a taxa de desemprego alto no cenário atual.
- Outro agravante para esse cenário é a escassez de talentos nas estruturas organizacionais, e também a dificuldade de encontrar esses talentos fora do mercado, mesmo com a taxa de desemprego alto no cenário atual. Justamente por essa dificuldade, pelo grande avanço tecnológico, por causa de operações cada vez mais sofisticadas e pela constante necessidade de inovação, o capital intelectual passou a ser crucial para que as organizações sobrevivam.
- No livro “A Guerra por Talentos” escrito por McKinsey & Company, traduzido pela Editora Campus Ltda. 2002, onde o autor disserta sobre um estudo aplicado em grandes organizações que buscava identificar o verdadeiro diferencial competitivo entre elas.
- Nesse estudo específico o McKinsey percebeu que o sucesso das organizações não dependia dos processos de RH mais elaborados, mas sim de algo mais simples e independente do tamanho da empresa a atitude dos líderes.
- Nesse modelo descrito por McKinsey o RH passa a ser facilitador estratégico do processo de Gestão de Talentos que capacitam gestores e trabalhadores, que ficam incumbidos de gerar valor aos negócios.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com