A Gestão de Vendas e Distribuição
Por: Marcus VS • 3/5/2021 • Trabalho acadêmico • 486 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Gestão de Vendas Distribuição e Comunicação
Atividade Aberta 04
Giovanni Paparelli
1 – O que a Coca-Cola representa para as pessoas? O significado é o mesmo para todos?
A Coca-Cola remete a um sentimento de união, de celebração, de estar junto em prol de algo bom. É uma marca que passa confiança, respeito, produto saboroso, com qualidade e também uma empresa que se preocupa com a sociedade. Existe um significado geral que representa uma grande maioria das pessoas, porém como cada indivíduo tem suas próprias preferências e ideais, o significado não pode ser exatamente o mesmo e igual para todo mundo.
2 – O marketing da Coca-Cola atinge com sucesso bilhões de pessoas ao redor do mundo. O que explica esse sucesso?
Existe um trabalho intenso de marketing dentro da Coca-Cola, seus anúncios buscam provocar um sentimento de se sentir parte da história contada nos comerciais. Um dos principais sentimentos provocados é o encontro da felicidade ao compartilhar uma Coca-Cola com quem se ama. É um grande poder do trabalho de marketing, comover e criar valor para a marca. Quantas pessoas já não se emocionaram com alguma campanha da Coca-Cola? Outra coisa que pode ser dita é que existe um marketing que trabalha regionalmente, focando em campanhas direcionadas para um público específico de um determinado país, justamente para provocar a identificação do seu público.
3 – A Pepsi ou qualquer outra empresa pode vir a superar a Coca-Cola? Por quê? Quais são os maiores riscos enfrentados pela Coca-Cola?
Sim, pode. Porque assim como a vida, as pessoas evoluem e seus gostos e desejos também. Caso a empresa não acompanhe essa evolução do consumidor, ela pode perder espaço no mercado e pode ocorrer o enfraquecimento da marca. Toda marca está sujeita à concorrência, e por isso é necessário que a empresa busque estar sempre atualizada nos seus valores sendo que os mesmos precisam ser relevantes para o seu público consumidor. Um dos riscos é o público evoluir para um estilo de vida mais saudável, onde não haja espaço para produtos como refrigerantes altamente calóricos e ricos em açúcares. Logo a marca precisa evoluir para um patamar onde seu produto não seja visto como um vilão da vida saudável. Outro risco que pode ser apresentado é a preocupação com o meio ambiente, emissão de poluentes e a geração de resíduos. Mesmo que haja a possibilidade de reutilização de algumas embalagens, não é em todo lugar que a compra desse produto com esse viés é acessível. Há também a embalagem PET que pode ser reciclada, porém vê-se uma preocupação crescente em ver o que as empresas fazem para reduzir o lixo, não apenas deixando-o a cargo do consumidor. As mídias sociais são um grande aliado no mundo de hoje e deixar esses aliados de lado neste momento pode ser prejudicial para a marca futuramente, encontrar seu público fiel nessas mídias pode ser um processo longo, que caso outra marca chegue antes, ela pode perder um público forte.
...