A Governança Corporativa
Por: Elisangela Abreu • 29/4/2018 • Trabalho acadêmico • 791 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIA SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração
Elisangela de Abreu Faustino
2028855
Governança Corporativa
Trabalho apresentado à disciplina de Tópicos Especiais II do Curso de Administração da UNIGRANRIO como requisito para aprovação na mesma.
Professora: Marília Matheus
Duque de Caxias
2018
Introdução
Governança Corporativa trata das melhores práticas para se administrar um negócio, é de adoção facultativa, ou seja, as empresas escolhem adotar ou não essas boas práticas, embora seja uma grande tendência.
Governança Corporativa cria uma harmonia entre os Stakerolders, trazendo equilíbrio.
O IBGC trata Governança Corporativa como um sistema de ralações com o objetivo de controlar, monitorar, incentivar as empresas no seu objetivo comum que é contemplar os interesses dos Stakerolders. Possui quatro princípios básicos que são: Equidade que visa diminuir a simetria de informações principalmente para os sócios minoritários, a fim de dá voz a esses sócios dentro dos conselhos de administração; Transparência nos Negócios que trata dos comunicados dos fatos relevantes para o público com o qual a organização se relaciona; Prestação de Contas (Accountability) que é a prestação de contas dos resultados econômicos e financeiros da empresa e Responsabilidade Corporativa que trata do atendimento das normas sejam elas internas traçadas pela própria empresa auxiliada em grande parte pelas auditorias internas ou normas regulamentárias do meio onde a empresa está atuando. Responsabilidade Corporativa dá uma visão mais ampla da atuação da organização em seu contexto social.
Desenvolvimento
Governança corporativa é um tema em evidência no Brasil e no mundo quando se fala em eficiência e transparência na gestão de uma empresa. Empresas que colocam em prática esses conceitos são mais valorizadas e têm mais facilidade para obter recursos e ao aplicar bem esses recursos, constroem boa reputação e se consolidam no mercado, um exemplo a ser citado dessas boas práticas é o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado no distrito do Morumbi, zona oeste da cidade de São Paulo foi fundado pela comunidade judaica da cidade de São Paulo em 4 de junho de 1955. É uma das unidades de saúde mais conhecidas do Brasil pela qualidade de atendimento e pelos equipamentos e especialidades médicas de que dispõe para tratar os principais tipos de patologias. É também considerado uma das melhores instituições médicas latino-americanas sendo referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças na área de cardiologia, oncologia, ortopedia, neurologia e cirurgia. É a primeira instituição de saúde fora dos Estados Unidos a ser reconhecida pela Joint Commission International que é a certificadora de serviços de saúde mais importante do mundo.
Possui um conselho de administração composto por membros internos e externos à organização e a profissionalização da gestão da instituição. A diretoria e o conselho administrativo definem as estratégicas e táticas para os setores e seus membros. São elas: governança, gestão da marca, excelência no atendimento médico-assistencial, expansão e crescimento sustentado, desenvolvimento e conhecimento na área da saúde, atuação e responsabilidade social.
Possui parcerias fortes como exemplo a Universidade de Israel que está utilizando robôs e metodologia avançada para treinar profissionais da saúde em protocolos e atitudes, a fim melhorar sempre o padrão do hospital.
...