A Governança Corporativa
Por: Maalne • 4/5/2024 • Trabalho acadêmico • 970 Palavras (4 Páginas) • 66 Visualizações
[pic 1][pic 2]
matriz de Atividade INDIVIDUAL
Estudante: Maiana |
Disciplina: Governança Corporativa |
Turma: 0723- 3 |
1. Contexto
Contexto atual de sua estrutura, apresentação da estrutura e o que pode favorecer ou prejudicar o enfretamento da crise da covid 19.
Governaça corporativa, pode ser definida como um conjunto de valores e processos seguidos pela administração de uma companhia com o propósito principal de oferecer confiança e e credibilidade aos stakeholderes em relação as informações divulgadas pela companhia.
Dentro dessa perspectiva foi escolhida para realização desta atividade foi a ATACADÃO S.A, nome do pregão CARREFOUR BR, cuja sua atividade principal é comercio varejista e atacadista de mercadorias em geral; carga e descarga; correspondentes de instituições financeiras; atividades de teleatendimento; serviços de alimentação e outros.
De acordo com o estatuto social do ATACADÃO S.A, e as leis brasileira, a administração é composta de um Conselho de Administração e uma Diretoria. Possuem os seguintes órgãos permanentes de assessoramento do Conselho de Administração:
- comitê de auditoria estatuário
- comitê de estratégia e projetos transformacionais
- Comitês de talentos, cultura e integração
- Conselho fiscal
Nossos estatutos também preveem a existência do Conselho Fiscal, a ser estabelecido por pedido dos acionistas. Nós também estamos sujeitos a certos requisitos adicionais estabelecidos pelas regulações do Novo Mercado. (3)
Integrante da B3 do nicho do Novo mercado, compreendem o agrupamento de empresas que atingiram o mais alto nível de transparência e governança corporativa.
Segue algumas regras do Novo mercado relacionada a estrutura de governança e direitos dos acionistas:
- Capital composto por ações ordinárias com direito a voto
- Free Float Mínino: 25%
- Para situações de alienação do controle, os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço (Tag Along: 100%);
- Conselho administrativo: 3 membros independete
- Vedada a acumulação de cargos entre CEO e presidente do CA
- Para controle, adesão de área de auditoria
- Elaboração e divulgação de políticas de remuneração; indicação de membros do conselho de administração;
- Divulgação de proventos e press releases de resultados;
- Divulgação mensal das negociações com valores mobiliários de emissão da empresa pelos acionaistas controladores
Como se é sabido boas práticas de governança corporativa tendem a reduzir o custo de capital e aumentar o valor de marcado. Quanto ao enfrentamento da pandemis da covid 19, esse cenário se torna mais favórel uma vez que aumenta o volume de negociação e reduz a sensibilidade no que tange ao preço das ações.
Para o grupo, um ponto que se evidencia negativo é a falta de controle para adequação dos produtores e fornecedores a boas práticas socias, como cumprimento mínino de condições dignias de trabalho, respeito aos direitos humanos conforme reportagem do Brasil de Fato - Carrefour, Pão de Açúcar e BIG descumprem requisitos de | Geral (brasildefato.com.br)
2. Boas práticas
O ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) pode ser definido como um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança, desejáveis, para que uma empresa seja considerada socialmente sustentável.
No quesito Governança ESG são adotadas práticas e processos para conduzir a organização a atender suas políticas corporativas de forma efetiva, garantindo transparência e cumprindo assim as leis e normas na execução das atividades.
O código das melhores práticas de governança corporativa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança corporativa) definem 4 princípios:
- Equidade;
- Transparencia;
transparência > confiança > crédito > investimento > crescimento
- Responsabilidade corporativa: Triplice econômica, social e ambiental
- Prestação de contas - accountability
A aderência a graus mais elevados de governança corporativa a empresa sinaliza ao mercado seu comprometimento com transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa e recebe do mercado maior confiabilidade, fazendo com que o valor de marcado da empresa se eleve frente a seus pares.
3. Impacto na governança
O conselho fiscal é um órgão de governança facultativa e suas principais atribuições são
...