A HISTORIA POLITICA DO MEXICO
Por: jjsl2009 • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
HISTORIA POLITICA DO MEXICO
Estrutura politica
O México é uma república federal democrática e laica, cujo governo está centrado em um sistema presidencialista, ou seja, o Presidente da República é o chefe de Estado e o chefe de governo, simultaneamente. O Governo Federal representa o sistema político do México que atua sob a ramificação em Três Poderes, que são eles o poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), conforme estabelecido pela Constituição do México, aprovada em 1917.
O Poder Executivo
Conforme o estabelecido na constituição, o poder executivo é chefiado pelo presidente dos Estados Unidos do México.
O presidente é o chefe de estado e o chefe do governo. Ele é o comandante supremo das forças armadas.
O presidente é eleito por sufrágio universal e não pode ser reeleito. O mandato presidencial é de seis anos.
O Poder Legislativo
O poder legislativo reside nas mãos do Congresso Geral, que se divide em duas câmaras: os deputados e os senadores. A câmara dos deputados tem 500 membros, entre os quais 300 são eleitos segundo o princípio da pluralidade e os 200 restantes são eleitos segundo as regras de representação proporcional. A Câmara dos Senadores aplica o princípio da representação proporcional por integração, elegendo 32 dos seus 96 membros a cada dois anos.
Os principais partidos políticos
O México tem um sistema multipartidário. Sob a transição para o pluralismo democrático, o centro do poder mudou do executivo para o legislativos e governos locais.
Os três principais partidos no país são:
- Partido Revolucionário Institucional (PRI): partido de centro/ centro-esquerda, é o mais antigo partido político do país; chegou a governar por 7 décadas e retornou ao poder nas eleições de 2012;
- Partido da Ação Nacional (PAN): partido de centro-direita, conservador liberal;
- Partido da Revolução Democrática (PRD): partido de centro-esquerda e de extrema esquerda socialista;
A história da política mexicana começa depois da independência do país. Embora houvesse muitos projetos de países, o México foi consolidado sob a liderança do presidente Benito Juárez, que com suas políticas de reforma levou o país à modernidade da ilustração. No entanto, após a morte de Juarez, o ditador Porfirio Diaz impôs seu governo por 31 anos, até a guerra da revolução, cujo resultado poderia ser considerado o início da política moderna do país.
Depois de anos de turbulência após a Revolução Mexicana, a criação de várias instituições e com a assinatura da Constituição de 1917, o então presidente Plutarco Elias Calles propôs a criação de um partido político em 1928. Um ano mais tarde, em 1929, foi criou o primeiro partido mexicano chamado do partido Nacional Revolucionário (PNR), que é o antecessor do agora partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o México até 2000. atualmente o PRI é o partido do presidente do México, Enrique Peña Nieto.
...