A Hierarquia de Poder nas Organizações
Por: Vanessa Gomes • 11/8/2015 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
- Atividade - A hierarquia de poder nas organizações - UT2
A relação de poder dentro das empresas tem sua base na relação de dependência, sendo que este poder é exercido através da hierarquização e, considerando a afirmação de Robbins a respeito das modalidades de poder, responda as seguintes questões:
- Quais são as modalidades de poder apresentadas na aula 2?
Poder coercitivo
Poder de recompensa
Poder legítimo
Poder do talento
Poder de referência
2. Qual é a diferença entre o poder legítimo e o poder coercitivo?
Poder coercitivo, exercido mediante o medo e sanções. O subordinado acata as ordens não por identificar-se com elas, mas para não perder o emprego. Já o Poder legítimo é a consequência de promoções e afins.
3. Cite exemplos práticos que possam ser identificados com o poder de referência.
Poder de referência – É algo muito próximo ao carisma, pois decorre da identificação e da admiração. A influência pode acontecer também pelo desejo de parecer-se com a pessoa admirada, ou seja, aquele sobre quem o poder é exercido deseja igualar-se a quem o exerce, não por ambição, mas por identificação.
Exemplos:
- Administradores jovens e ambiciosos estimulam os hábitos de trabalho e o estilo pessoal de um executivo carismático e bem-sucedido. Um executivo incompetente, não estimado, que quase não impõe respeito tem pouco poder de referência.
- “O Henrique adora couve-flor!”, dirão. O querubim, que se identifica com o Henrique, terá, então, tendência para comer mais facilmente este excelente legume.
- Um professor que pauta suas ações pela ética e respeito pelos outros pode ser admirado de tal modo que influencia o comportamento de seus alunos.
...