A História do Pensamento Administrativo
Por: Pablo Teixeira • 14/8/2019 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2019/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno(a): Polo:
Matrícula:
Atividade I
A partir da leitura da Aula 1 e tendo por base os argumentos apresentados por Boettinger no artigo indicado para leitura como pré-requisito, faça uma reflexão, nos limites estabelecidos, em resposta a questão: AFINAL, A ADMINISTRAÇÃO É REALMENTE UMA ARTE?
Considero sim Administração uma arte, a arte de direcionar conhecimento e energia em busca de um resultado específico. A administração, assim como as artes, buscam a "excelência", com um trabalho bem executado. Um bom administrador antes de mais nada é um bom professor, que ensina e delega aos seus subordinados, de acordo com suas habilidades e talentos, tarefas específicas, um bom administrador não cria uma cópia de si mesmo, mais ensina seus subordinados há serem mais criativos, dedicados e eficientes que a si mesmo, sem medo que eles o substituam no futuro. Como já disse um grande mestre:
"Quando o seu trabalho for uma cópia do meu, é a hora de você sair".
Uma administração eficiente é como uma orquestra, cada um executando com maestria aquilo que faz de melhor, enquanto o maetro rege todos eles, o administrador é o maestro da orquestra, é a pessoa que faz tudo aquilo funcionar, conhece um pouco de tudo, assim ele sabe quando algo nao está no seu devido lugar, como uma nota fora do tom.
A capacidade de ser expressar, e principalmente, se fazer entender é indispensável para um bom administrador, tanto no trato com seus subordinados, falando com propriedade sobre os assuntos que domina, e com humildade sobre aqueles que desconhece, essas caracteríscas fazem um bom "líder". E com seus superiores, passando pra eles a segurança necessária de sua capacidade administrativa, de comunicação e de liderança.
Um bom administrador não deve ter medo de errar, pois isso vai mantê-lo numa caixa, que o impede de crescer e evoluir ainda mais seus conhecimentos, sejam eles adquiridos no meio acadêmico, ou na sua própria vivência.
...