A História do Pensamento Administrativo
Por: Zandor Medeiros • 1/3/2020 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2020/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): Zandor Aguiar de Medeiros
Polo: Magé
Mat: 20115060710
[pic 2]
Atividade I
Administração é realmente uma arte. A partir da essência do texto, desenvolva uma análise sintética dos argumentos apresentados pelo autor que sustentam essa afirmativa.
“Ao artista é necessário possuir não apenas a visão do que pretende transmitir, mas também a habilidade e o talento...”
Com base no trecho acima, consigo expressar o que o autor define arte na administração. A disciplina Administração lhe transmite o conhecimento necessário para que a joia bruta seja lapidada. O talento nato desde o nascimento, fazendo com que tudo que será feito, seja com paixão, pois quando fazemos o que gostamos, fazemos com perfeição. Sempre em busca de aperfeiçoamento, nas maneiras de agir, tanto com os números, quanto com pessoas.
“Todos nós conhecemos pessoas que possuem a força da imaginação, mas não o talento para transforma-la em algo definido; são o que chamamos de sonhadores.”
O sucesso precede muitas das vezes da experiência atrelada ao talento. Os obstáculos servem para nos amadurecer no mundo dos negócios, ainda que pequenos. O administrador usa sua expertise para transpor obstáculos, ainda que sua equipe não tenha tanta capacidade, ele põe seus subordinados nos lugares onde irão render mais, assim fazendo a engrenagem girar.
Todos devem olhar a mesma direção, assim seus frutos serão colhidos em um futuro breve. O líder encanta sua equipe onde todos se espelham nele.
O texto em um todo se refere ao talento aliado à experiência e esses citados fazem com que uma empresa de sucesso tenha um grande resultado, mas esse sucesso é ainda maior quando há pessoas felizes e apaixonadas.
Sendo assim, posso definir que são duas as formas de administrar: Gestão democrática, onde a forma de liderança motiva as pessoas em um processo de condução e a Gestão autoritária, onde a produção é mecânica, tendo como exemplo de péssima gestão a PMERJ.
...