A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA
Por: Francislaine Luiz • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 325 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
HORTOLÂNDIA
CURSO : SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
[pic 1]
FRANCISLAINE MARCELINO PEREIRA – RA. 9527386120
HORTOLÂNDIA
2015
FRANCISLAINE MARCELINO PEREIRA – RA. 9527386120
TUTORA: CRISTIANE MATTIONI
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao
Cursos Superiores De Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III)
Relatório Parcial
Hortolândia 27 de Abril de 2015
1-INTRODUÇÃO
Grandes transformações aconteceram desde a Era Industrial até a era atual, a Era da Informação, que começou na década de 90. Sua característica principal são as mudanças que se tornaram rápidas, imprevistas e turbulentas. As organizações precisam de agilidade, inovação e mudanças, por isso é de fundamental importância para as organizações planejar a área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo; modelos de gestão antigos, sem nenhum efeito estratégico, não acrescentam valor algum para a organização, então estão começando a rever seus procedimentos e se adaptar aos novos tempos, onde a competição é global.
A administração de recursos humanos envolve o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, desenvolver e reter seus talentos humanos. As mesmas precisam adaptar às necessidades humanas, de forma integrada, sejam elas clientes, proprietários, fornecedores, colaboradores ou dirigentes. A união entre todas as áreas da empresa e do ambiente passa a ser fundamental, pois as mudanças estão ocorrendo de forma rápida e ágil o que faz com que a organização busque se adaptar a esses novos cenários para que possa se manter competitiva no mercado.
O presente estudo propõe a implantação de um setor de recursos humanos (RH) na empresa Focos Serviços Gerais LTDA., para isso devemos analisar o ambiente e estrutura de trabalho da organização para servir de alicerce.
2- IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA.
Segundo Chiavenato (2004): “O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento”.
Sem dúvida as mudanças e transformações que ocorreram nesta época modificaram a maneira de administrar as pessoas; na Era Industrial Clássica, período que ocorre logo após a revolução industrial e que se estendeu até meados de 1950, sua maior característica foi à intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados, implantou o modelo burocrático, era um ambiente conservador, não havia desafios, pois havia um grau de certeza quanto às mudanças do ambiente externas, nesta época a cultura da empresa era baseada no passado, na conservação de valores tradicionais.
Na Era da Industrialização Neoclássica, período do qual se estendeu entre a década de 1950 a 1990, iniciou-se após a segunda guerra mundial, período em que o mundo iniciou o processo de mudanças rápidas e intensas, passou para um modelo burocrático centralizado e piramidal, tornou-se rígido e vagaroso demais para acompanhar as mudanças e transformações do ambiente.
Na Era da Informação, caracterizada pela rapidez de grandes mudanças, o tecnólogo da informação muniu as condições básicas para o aparecimento da globalização da economia, neta época a economia internacional modificou-se e virou economia mundial e global, todas as pessoas passaram a ter informação em tempo real, às empresas mais bem sucedidas são aquelas que conseguem tomar a informação e trazê-las rapidamente para seu benefício, transformando-as em oportunidades antes de outras empresas. Essas organizações começam a visualizar o capital humano e intelectual.
Segundo Kiernan (1998):
“As organizações iniciam um período de permanente turbulência devido ao impacto das grandes tendências globais que estão passando a quebrar tradicionais paradigmas; essas mega tendências criaram a transformação mais drástica e intensa de todas: a elevação exponencial na velocidade, na complexidade e na imprevisibilidade da mudança”.
As três eras ao longo do século XX trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações, os primeiro departamentos a surgirem foram os antigos departamentos de pessoal, órgãos destinados a fazer cumprir exigências legais a respeito do emprego, logo depois foram acrescentados novas tarefas como o relacionamento da organização com os outros departamentos, a fim de enfrentar problemas sindicais de conteúdo reivindicatório. Até então as pessoas são consideradas complementos das máquinas e apenas fornecedoras de esforço físico e muscular, predominando o conceito de mão de obra, não exercendo a pro atividade.
Em seguida aparecem os departamentos de recursos humanos, além das tarefas operacionais e burocráticas, desenvolvem funções operacionais e táticas, como órgão prestadores de serviços especializados, chamados de DRH, depois surgem às equipes de gestão com pessoas, as tarefas operacionais e burocráticas são passadas para terceiros por meio da terceirização, enquanto as atividades táticas são delegadas aos gerentes de linha em toda a organização, os quais passam a serem os gestores de pessoas, obtendo empoderamento; chamado Empowerment; caracterizou a importância das pessoas para as organizações deixando de ser um problema e passando a ser solução para as organizações, trazendo somente vantagens competitivas para as empresas de sucesso.
Para Chiavenato (2003):
“Os recursos humanos não estão somente dentro da área de administração de recursos humanos, mas principalmente, alocados nos diversos órgãos da organização e sob a autoridade de diversos chefes ou gerentes, assim, cada chefe ou gerente é o responsável direto por seus subordinados. A administração de recursos humanos é uma responsabilidade de linha e uma função de staff”.
“Os proprietários de conhecimento, se insatisfeitos vão embora. E é deles que depende a inovação de produtos, processos e serviços”.
...