A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MATERIAIS: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA PÚBLICA DO SETOR DE COMUNICAÇÕES DA CIDADE DE PONTA GROSSA
Por: PriscilaGuerini • 16/2/2016 • Resenha • 637 Palavras (3 Páginas) • 567 Visualizações
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Priscila de Araujo Guerini graduanda do curso de Administração da UFRRJ.
SILVA, Mayara Cristina Ghedini da et al. A importância da Gestão de Materiais: estudo de caso em empresa pública do setor de comunicações da Cidade de Ponta Grossa - Paraná. Ponta Grossa
Este trabalho relata um estudo realizado na cidade de Ponta Grossa, este foifeito em duas parcelas, primeiramente em uma discussão teórica e posteriormente uma análise quantitativa por meio de questionário. O estudo teve como objetivo identificar a importância da Gestão de materiais em empresa pública, levantando as questões da influência da cultura organizacional e a Resistência a Mudança.
A partir de um estudo teórico se levanta que um sistema de Gestão dos materiais deve integrar o processo de previsão de compra, a conferencia e estocagem dos materiais no momento de sua aquisição e, por fim, a expedição e a entrega do produto ao cliente final, sendo assim um planejamento e controle otimizando investimentos. O grande desafio da gestão de materiais está em descobrir fórmulas para adequar as necessidades e desejos da empresa, sem comprometer a produtividade e sem aumentar os custos. Observou-se que a maioria das empresas possuem em estoque a quantidade certa no tempo errado, o que não é adequado, pois se faz necessário uma adequação de quantidades a serem compradas. Foi relatado que a função da GM é minimizar o capital investido no estoque e para que isso ocorra é necessário sincronizar oferta e demanda, classificando o estoque segundo a natureza de sua demanda.
Sobre o processo que envolve a GM é levantado a questão da cultura organizacional, onde a cultura organizacional da empresa diz aos funcionários o que é importante e como devem ser feitas as atividades e eles aprendem a cultura por meio da socialização e observando os elementos que os lideres presta, e despendem maior atenção. A cultura organizacional é um sistema de valores e crenças compartilhadas.
Para adequar as atividades de gestão de materiais podem ser necessárias mudanças na organização e para que ela seja bem sucedida é necessário programar-se e contar com os agentes de mudança, os quais são os responsáveis por planejar, implantar e impulsionar as mudanças tendo como objetivo a busca pela melhoria da capacidade da empresa, visando mudar o comportamento dos funcionários, minimizando a possível resistência que possa ocorrer. Resistir ao novo é um procedimento intrínseco ao ser humano devido a instabilidade que as mudanças podem causar. Torna-se importante a presença do gerente frente às mudanças que tem como tarefa tentar identificar essas razões das resistências e quando possível, planejar a mudança de modo a reduzir ou eliminar os efeitos negativos e corrigir as percepções errôneas. A própria organização às vezes por ser conservadora, gera resistência às mudanças que está sofrendo.
Através da pesquisa com questionáriospode-se obter maiores informações sobre o estudo da gestão de materiais e as informações bibliográficas até então pesquisadas. Através dos questionários pode-se ver que a empresa mantêm estoque de matérias, os quais são classificados como um estoque de matéria prima e não tem como objetivo controlar o consumo dos materiais que possui, afim de obter maior economia. Possui um volume alto de estoque e chega a comprar uma quantidade maior que o consumo, sendo que os funcionários acreditam na importância do controle desse estoque. A empresa não se preocupa com a redução de custos visto que a responsabilidade da compra é de uma central deste modo não sentem a necessidade de obter controle dos materiais estocados, já que não precisam prestar contas, a empresa apenas faz a solicitação. Não há funcionário para realizar esse trabalho e os gerentes não acham importante. Sendo assim gera uma resistência por parte dos gerentes a mudança dessa visão. Conclui-se que o grande desafio é mudar pessoas e a cultura organizacional, renovando os valores para ganhar vantagem competitiva.
...