TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PELA QUALIDADE NA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA

Por:   •  10/8/2015  •  Artigo  •  4.051 Palavras (17 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PELA QUALIDADE NA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE JACINTO MACHADO (COOPERJA)-UNIDADE INDUSTRIAL DE JACINTO MACHADO

Jefferson Zanatta

Resumo: Este trabalho relata o estudo e observações de coleta de dados, da empresa Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (Cooperja). Em sua base teórica o trabalho tem como objetivo apresentar o que é a Gestão da Qualidade Total, sendo que é um tema bastante atual por ser de fundamental importância para o bom andamento de uma empresa. O trabalho também explanará a história e a caracterização da empresa desde a sua fundação até os dias atuais. Após o estudo realizado na base teórica e a caracterização do campo do estágio, foi realizado um diagnóstico a respeito de como funciona o processo de Gestão de Qualidade Total na empresa Cooperja, em que foi constado que esta empresa trata esse processo de Gestão de Qualidade Total como um assunto de grande importância. E assim, também se constatou que para a empresa Cooperativa Agropecuária (Cooperja) a garantia da qualidade é a conservação do padrão do produto que está sendo fabricado de acordo com o que exige os órgãos fiscalizadores, para que assim, a empresa continue desempenhando seu papel com sucesso.

Palavras-chave: Empresa; Cooperja e Gestão de Qualidade Total.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo refere-se à Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado - COOPERJA, que teve sua fundação em 30 de agosto de 1969. A empresa COOPERJA encontra-se localizada na rua Dr. Joaquim Pedro Coelho, 03 - Bairro Paraguai, Município de Jacinto Machado (SC).

Durante o desenvolvimento do trabalho, foi verificado a importância da gestão da qualidade total da Cooperativa Agropecuária de Jacinto Machado (COOPERJA), que está inserida no ramo do beneficiamento do arroz.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar o processamento de trabalho do produto principal da empresa, baseando-se nas estratégias indicadas pela Cooperja, diagnosticando de forma embasada na teoria sobre o assunto, elencando assim as deficiências e potencialidades da empresa, bem como as oportunidades e ameaças detectadas durante o estudo, para assim sugerir ações de melhorias e fortalecimento das estratégias que já são e serão criadas para empresa.

A estruturação do artigo foi realizada da seguinte forma: primeiramente apresenta-se a base teórica relatando sobre a gestão de qualidade, histórico, conceito e demais peculiaridades. Em seguida, apresenta-s o método de pesquisa que foi tulizado para confecção do artigo. Por fim são apresenta

Posteriormente apresenta-se o método de pesquisa juntamente com a caracterização da organização. Por fim, são apresentados os resultados encontrados a partir do estudo e da pesquisa na organização além das ações de fortalecimento, de melhoria e ações estratégicas.

2. BASE TEÓRICA

A evolução histórica da gestão de qualidade teve início em meados da revolução industrial, mas foi com a segunda guerra mundial que esse quesito foi cultivado e tornou-se importante como Esteves (2008, p. 94) afirma:

No entanto a Segunda Guerra Mundial foi o grande catalisador para a ampliação do controle da qualidade em um maior número de indústrias americanas. Sua utilização tornou possível a produção de suprimentos militares de boa qualidade, em grande quantidade e mais baratos, e também permitiu que fossem atendidas as exigências das condições do período da guerra.

Após o fim da segunda guerra mundial, o Japão sai enfraquecido e com uma dívida a pagar, assim são obrigados a investir em suas indústrias, e logo conseguindo êxito e com esse sucesso surge o chamado “controle de qualidade”, Cruz (2011, p.11) pontua que:

[...] os japoneses desenvolveram um método de controle de qualidade que ao invés de encontrar e eliminar as peças defeituosas buscava evitar que os defeitos ocorressem. Os responsáveis pela revolução japonesa da qualidade foram a JUSE

Nesse sentido Falconi (1999 p. 2), define que “um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente” ou seja, apresente um padrão e segurança ao cliente.

Assim, o foco principal da gestão da qualidade é o consumidor e os serviços que são ofertados a ele e os produtos que estão no mercado a sua disposição.

A gestão de qualidade é uma área direcionada a qualidade dos serviços e da produção de uma determinada empresa. Como afirma Vidal “visando a criação de condições internas que garantam a sobrevivência das organizações a longo prazo”, ou seja, um Controle de Qualidade Total (CQT).

Deste modo, o Controle da Qualidade Total atendendo aos objetivos da empresa, ficará evidente o reconhecimento das necessidades das pessoas, em estabelecer padrões para o atendimento, visando ainda manter e melhorar os padrões que atendem a estas necessidades, a partir de uma visão estratégica e com abordagem humanista. Esse é o objetivo de todas as empresas, a partir desse método surgiram outras novidades no mercado e se adequando a realidade de cada país, dando cada vez mais ênfase à qualidade dos produtos colocados a disposição dos consumidores.

Ainda, sobre tal ponto, Garantia da Qualidade “é uma função da empresa que tem como finalidade confirmar que todas as atividades da qualidade estão sendo conduzidas de forma requerida” como afirma Falconi (1999, p.100), ou seja, a garantia do que se está sendo realizado pela empresa é melhor que a concorrente.

3. MÉTODO DE PESQUISA

Para a concretização do presente trabalho utilizou-se para da pesquisa exploratória. Segundo Motta (2007, p. 10) o principal objetivo da\pesquisa exploratória é proporcionar maior familiaridade com o objeto de estudo.

No que concerne quanto ao critério de coleta de dados adotou-se pesquisa bibliográfica, levantamento e pesquisa participante.

Em referência a pesquisa bibliográfica Gil (2002, p. 44), afirma que:

Pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituindo principalmente de livros e artigos científicos. Embora em que quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisa desenvolvida exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

Já o levantamento permitiu uma análise de dados, para se chegar aos objetivos traçados. A pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com