TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NO DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

Por:   •  12/12/2018  •  Monografia  •  5.175 Palavras (21 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 21

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NO DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS

RESUMO

A motivação é um conjunto de motivos que influenciam a conduta de um indivíduo, sua disposição para realizar as tarefas e quanto mais motivação ele tem melhor vai seu desempenho, melhor vai cumprir o seu trabalho. Dessa forma é muito importante que os líderes ou chefes saibam influenciar seus trabalhadores, porque assim conseguem com grande probabilidade que se ocorra um aumento na produtividade. Para que o engajamento dos colaboradores, se reflita no sucesso das organizações, se faz necessário um rompimento com o modelo de gestão, devendo os administradores se adaptar passando a focar na complexidade humana e as questões culturais e individuais existentes, pois o atingimento de um resultado não pode ser mensurado apenas se a meta e atingível ou inatingível, pois para que o mesmo seja alcançado deve se levar em consideração também aspectos subjetivos, que se sente e percebe o clima de uma equipe. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância da motivação dos colaboradores e sua influência no desenvolvimento organizacional. Os objetivos específicos são: descrever os conceitos de motivação apresentados pelos estudiosos dessa área; estudar sobre fatores que podem estimular os colaboradores, mantendo-os motivados para que contribuam com o crescimento da empresa; e, demonstrar que a motivação organizacional é essencial para atingir resultados e alcançar o sucesso das organizações. A metodologia desta pesquisa será uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com base em autores como Chiavenato (2014), Bergamini (2013), Gualazzi (2009), Marras (2016) entre outros por meio da literatura e artigos dos últimos 20 anos de autores que abordaram em suas pesquisas o tema Motivação, e que ofereçam o conteúdo necessário para elaboração deste trabalho. Os critérios de exclusão se basearam no descarte de artigos sem teor científico.

Palavras-chave: Motivação; Engajamento; Líderes; Sucesso.


  1. INTRODUÇÃO

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Sendo envolvida por fenômeno que vem das áreas emocionais, biológicas e sociais do ser humano, é tida como a responsável que leva as pessoas a iniciar, direcionar e manter o alvo no cumprimento de seus objetivos. A motivação vem através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de automotivação, ou motivação intrínseca, existindo também a motivação extrínseca, que vem a ser gerada pelo ambiente que a pessoa vive.

Para que o engajamento dos colaboradores, se reflita no sucesso das organizações, se faz necessário um rompimento com o modelo de gestão, devendo os administradores se adaptarem passando a focar na complexidade humana e as questões culturais e individuais existentes, pois o atingimento de um resultado não pode ser mensurado apenas se a meta e atingível ou inatingível, pois para que o mesmo seja alcançado deve se levar em consideração também aspectos subjetivos, que se sente e percebe o clima de uma equipe. 

Com base no exposto, a questão que norteou essa pesquisa foi: De que maneira a desmotivação dos colaboradores de uma organização podem comprometer seu desenvolvimento?

O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a importância da motivação dos colaboradores e sua influência no desenvolvimento organizacional. Os objetivos específicos são: descrever os conceitos de motivação apresentados pelos estudiosos dessa área; estudar sobre fatores que podem estimular os colaboradores, mantendo-os motivados para que contribuam com o crescimento da empresa; e, demonstrar que a motivação organizacional é essencial para atingir resultados e alcançar o sucesso das organizações.

A metodologia desta pesquisa será uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com base em autores como Chiavenato (2014), Bergamini (2013), Gualazzi (2009), Marras (2016) entre outros por meio da literatura e artigos dos últimos 20 anos de autores que abordaram em suas pesquisas o tema Motivação, e que ofereçam o conteúdo necessário para elaboração deste trabalho. Os critérios de exclusão se basearam no descarte de artigos sem teor científico. As palavras chaves utilizadas foram: motivação; motivação na organização; importância da motivação.

  1. CONCEITOS DE MOTIVAÇÃO

Com o desenvolvimento acelerado do mundo e as novas tecnologias que surgem constantemente, as organizações se deparam com a necessidade de acompanhar essa avalanche de novidades, inovando-se a cada dia. Com tantas mudanças assim, a pressão sobre os funcionários para que melhorem seu desempenho se faz motivo de desânimo e desmotivação para muitos deles.

De acordo com Marras (2000, p.30), “os primeiros estudos sobre motivação datam do início do século XX, quando, em 1900, Taylor iniciou a discussão sobre motivação, adoptando a crença de que o dinheiro era o maior motivador.” Nessa época acreditava-se na teoria do Homus Economicus, ou seja, que o homem se motivava apenas pelos interesses e retornos financeiros.

O sucesso das organizações e das pessoas que as fazem funcionar não vem fácil. Essa era de contrates abre a porta para a criatividade na administração [...] na atual atmosfera competitiva, onde o surgimento de tecnologias cada vez mais novas, pressões de uma economia global complexa e a necessidade de eficiência operacional dominam a nossa atenção [...] Só quando as pessoas tiverem entusiasmo e forem capazes, as organizações poderão atingir seu alto desempenho (SCHEMERHORN et al., 1998, p.86).

 

É perceptível que as empresas precisam manter-se atentas no nível de motivação de seus colaboradores, uma vez que estes são seu maior diferencial competitivo na luta diária que enfrentam para se manter ativas e em destaque no mercado. As pessoas têm necessidades que precisam atender para que se sinta motivado e produtivo.

Dentro do ambiente empresarial a motivação e liderança são conceitos que estão interligados, pois um bom líder precisa estar motivado dentro de seu ambiente de trabalho para ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.

Solomon (2002) fala que a motivação se relaciona aos processos que determinam a forma de comportamento das pessoas. Já Reis Neto e Marques (2004) entendem que “a motivação é a força propulsora, cujas origens se escondem na maior parte do tempo no interior do indivíduo”.

Dentro das organizações a falta de motivação é um assunto muito discutido, pois para uma empresa alcançar sucesso é preciso também que ela consiga capacidade de motivar cada elemento existente dentro dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (295.5 Kb)   docx (192.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com