Assédio Moral e desvalorização dos colaboradores da Empresa C.V. Logistics em Indaiatuba.
Por: joeljunior.sp • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.227 Palavras (9 Páginas) • 373 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Assédio Moral e desvalorização dos colaboradores da Empresa C.V. Logistics em Indaiatuba.
Dhebora de Souza Martins – RA 6621368632
Eudineide de Lima Bezerra – RA 6487299499
Fabiana Neves de Almeida – RA 6621345765
Graziani Alves Cordeiro – RA 6429289318
Idamárcia Aparecida Miller – RA 6248223108
Tamires da Silva – RA 6451301217
Thiago Nunes de Almeida – RA 6657376201
Indaiatuba
2013
Faculdade Anhanguera
Assédio Moral e desvalorização dos colaboradores da Empresa C.V. Logistics em Indaiatuba.
Dhebora de Souza Martins – RA 6621368632
Eudineide de Lima Bezerra – RA 6487299499
Fabiana Neves de Almeida – RA 6621345765
Graziani Alves Cordeiro – RA 6429289318
Idamárcia Aparecida Miller – RA 6248223108
Tamires da Silva – RA 6451301217
Thiago Nunes de Almeida – RA 6657376201
Projeto Interdisciplinar Aplicado (PROINTER I)
Tecnologia em Logística – 1º Semestre
Professor: Júlio Lima
Indaiatuba
2013
1. SUMÁRIO
2. RESUMO
3. INTRODUÇÃO
4. CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Resumo
A empresa escolhida pelo grupo a ser estudada é a C.V Logistics de Indaiatuba. Essa empresa de tempos em tempos, abre vagas, gerando oportunidades de crescimento para seus funcionários com um programa chamado “Novos caminhos”, este busca funcionários com um tempo de casa maior, que estão estudando e em busca de aprimoramentos.
Este programa funciona da seguinte maneira, o funcionário interessado na vaga ofertada, se inscreve, o mesmo passará por uma entrevista e por uma analise conforme requisitos solicitados como: formação, anos de empresa e desempenho até então desenvolvido.
No entanto, muitas das vezes que foram lançados esse programa, despertou uma desilusão nos funcionários inscritos, pois após todo o processo de seleção das entrevistas e analises a esperança por um cargo melhor e o crescimento e evolução junto com a empresa caem por terra, pois quem acaba ocupando as vagas são pessoas indicadas por gerentes ou pessoas de cargo mais elevado ou muitas das vezes os parentes dos próprios sócios.
Portanto essa seria a problemática observada e sentida dentro da empresa em questão, o descaso, falta de profissionalismo e falta de ética para com os funcionários. Gerando uma desmotivação por parte dos funcionários e a perda de credibilidade na empresa que trabalham, o mais importante considerar é a moral e o psicológico desses que são altamente afetados.
Palavras-chave: Desmotivações, Liderança, Assédio moral, Ética no trabalho.
1. Introdução
O presente trabalho envolvendo as disciplinas de Comportamento Organizacional, Ética na gestão empresarial e Técnicas de Negociação, tem como objetivo a compreensão e uso de forma pratica de cada disciplina e tudo o que as envolve no meio empresarial através de uma problemática real.
2. Contextualização da pesquisa
O trabalho apresentado, denominado PROINTER l – Projeto Interdisciplinar é aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia, sendo de caráter obrigatório, pois é parte integrante do currículo do curso de Tecnologia de Logística.
O estudo foi orientado e supervisionado pelo Prof. Júlio Cesar Barbosa Lima, docente da Faculdade Anhanguera Educacional da cidade de Indaiatuba.
O desenvolvimento do presente trabalho surgiu para que os discentes do curso em questão pudessem adquirir mais conhecimentos dentro da aera de estudo em gestão ética aplicada, comportamento organizacional e técnicas de negociação.
O que mais pode ser dito nesta etapa?
2.1 Definição do problema
Analisamos no presente estudo o caso da empresa C.V. Logistics, onde existe uma desvalorização dos funcionários em função a falta de ética dos lideres.
Na empresa existe um programa chamado “Novos Caminhos” que tem como função abrir espaço para os funcionários se candidatarem a vagas existentes, no entanto, o que realmente ocorre é o auso do poder das lideranças que privilegiam amigos que não trabalham ainda na empresa sem que os funcionários tenham oportunidades de mostrar se estão ou não aptos à função.
2.2 O projeto envolve:
2.2.3 Ética e relações humanas no trabalho
O chamado “mundo dos negócios” é um ambiente propicio para praticas, no mínimo aéticas (ou sem ética). Ações concorrenciais podem facilmente deixar de considerar aspectos éticos em nome de um objetivo maior: o lucro. O sempre presente conflito entre o trabalho e o capital também pode levar a praticas que deixem de lado princípios éticos. O estudo da ética no ambiente das organizações passou a ser um campo de estudo quase obrigatório, somente nas ultimas décadas, levando muito mais a perguntas do que respostas.
Esse retorno ao universo da ética talvez esteja ligado a uma espécie de stress diante de um modelo de sociedade industrial e capitalista que cresceu embasado no materialismo e na crença da superioridade do homem sobre a natureza.
Mas, afinal o que é uma empresa ética? A melhor definição que encontramos foi de Tansey, 1995, pg 100: “a empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver. Ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela. Estão envolvidos nesse grupo os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo e a comunidade com um todo.”.
...