A Importância Do Departamento Para As Empresas
Por: moisesamorim • 1/11/2024 • Trabalho acadêmico • 6.180 Palavras (25 Páginas) • 11 Visualizações
FACULDADE UNYLEYA
PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EM SEGURANÇA INSTITUCIONAL E CORPORATIVA
Moisés Dayan Amorim de Sousa
A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA CORPORATIVO PARA AS EMPRESAS
Campinas – São Paulo
2018
FACULDADE UNYLEYA
PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EM SEGURANÇA INSTITUCIONAL E CORPORATIVA
Moisés Dayan Amorim de Sousa
A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA CORPORATIVO PARA AS EMPRESAS
Planejamento de pesquisa apresentado a Faculdade Integrada FACULDADE UNYLEYA como exigência parcial para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientação: Marco Antônio dos Santos.
Campinas – São Paulo
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Tema 3
1.2 Problema 3
1.3 Justificativa 3
1.4 Objetivos: 5
1.4.1 Objetivo geral: 5
1.4.2 Objetivos específicos: 5
2 REVISÃO DE LITERATURA 5
3 METODOLOGIA 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
1 INTRODUÇÃO
- Tema
Qualquer empreendimento, independentemente do tipo de negócio que realiza, para alcançar seus objetivos deve levar em consideração diversos fatores que influenciam no resultado desejado, dos quais, dentre eles, destacamos a segurança corporativa, cuja funcionalidade prática se destina a mapear os riscos inerentes a operacionalidade do “negotĭum”[1], como também os incidentes sobre o mercado atuante. Deste modo, o tema proposto para estudo trata-se da importância do departamento de segurança corporativo para as empresas.
1.2 Problema
Busca-se responder a seguinte questão: Qual a importância do departamento de segurança corporativo para as empresas?
1.3 Justificativa
Hodiernamente não é concebível imaginar um limite para o crescente pluralismo empresarial, mormente num mundo onde se adota um viés globalizado, cujas fronteiras ganham relevância apenas no contexto que envolve a preservação da soberania política de cada nação, perdendo forças quando o tema é o comércio exterior ou as relações contratuais entre empreendimentos de distintos países. Esse dinamismo no atual universo dos negócios requer de cada um dos segmentos administrativos de uma empresa, uma organização que, incondicionalmente, prestigie a inovação, sem prejuízo ao respeito pelas tradições.
Logo, a escolha desse tema se deu em virtude de que, no ambiente corporativo, a segurança passou a ser de natureza multidisciplinar, devendo ter como base a governança qualificada, equipes de excelência, inteligência estratégica e outros, considerando a relevância do envolvimento de todos.
A importância do tema selecionado revela-se, principalmente, pela imprescindibilidade de se manter protegidos os ativos tangíveis e intangíveis de qualquer empresa[2] contra os riscos que possam vir a comprometer os negócios, como também causar danos sociais, ao atingir e inviabilizar os compromissos com fornecedores e acionistas.
Torna-se uma oportunidade essa pesquisa, porque auxiliará nas investigações acerca da importância da segurança corporativa, estimulando assim, que novas pesquisas venham a ser realizadas sobre o assunto. A Comunidade Acadêmica será beneficiada com a pesquisa, porque poderá observar através dela, dados que podem facilitar o estudo sobre o departamento de segurança corporativa, e a compreensão do tema por parte de leitores e profissionais interessados no assunto.
1.4 Objetivos:
1.4.1 Objetivo geral:
Tem-se como objetivo geral identificar a importância do departamento de segurança corporativa para as empresas.
1.4.2 Objetivos específicos:
- Analisar a contribuição do departamento de segurança corporativa para os negócios;
- Verificar os aspectos regulatórios da segurança corporativa;
- Descrever a relação entre o risco operacional e a segurança corporativa.
- REVISÃO DE LITERATURA
“Um exército pode ficar cem anos sem lutar, mas nunca um minuto despreparado.”
(Napoleão Bonaparte)
Conforme já salientado no presente trabalho, atualmente, nenhum empreendimento está imune as ocorrências indesejadas, consistentes em subtrações patrimoniais, exposições de colaboradores a perigo abstrato ou real, vulgarização do nome e da marca, etc. O desenvolvimento tecnológico informatizado agregou outros valores ao arcabouço patrimonial das empresas, merecendo, de idêntica maneira, a devida atenção protetiva para os dados e informações que neles restam processados. Por conseguinte, nunca nos anais da história do empreendedorismo brasileiro foi de tamanha importância, como é hoje, a criação e a manutenção de um núcleo de segurança corporativa nas empresas.
A doutrina literária relativa a matéria ainda é escassa, razão pela qual a disciplina carece de cientificidade, acabando por ser tratada como tema acessório, quando, em verdade, no plano prático, é por meio da segurança corporativa que se operacionaliza as prevenções de perdas, com análises de riscos, que se conservam as informações e as arestas de vários segmentos da empresa culminam em serem aparadas, revelando-se como um exame de raio X intrínseco, onde falhas são demonstradas, catalogadas dando azo a soluções. O que de fato podemos asseverar é que o gestor de segurança deve seguir critérios rigorosos para desenvolver suas atividades, a fim de alcançar efetivamente um resultado produtivo para a empresa. Basicamente, o núcleo de segurança corporativa atarefa-se com três grandes ramos ocupacionais:
...