A Importância da Governança Corporativa para a Sociedade
Por: José Carlos • 8/11/2018 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
MARILIA MATHEUS MELO PROFESSOR GERENTE
A importância da Governança Corporativa para a sociedade
Olá!
A Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
Fonte: http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa
PEDE-SE:
Acessar o link do vídeo, para fundamentar o seu entendimento sobre o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=5Ig9vJTxrBU&t=787s.
Após assistir ao vídeo você terá de:
1. Avaliar a importância desse tema, conforme link do vídeo. Mencione os pontos que você achou importantes na entrevista.
2. Pesquise pelo menos (UMA) empresa que a sua estrutura está inserida nos moldes de governança corporativa. Acrescente informações importantes sobre o seu objeto de estudo.
[pic 1]
RE: A importância da Governança Corporativa para a sociedade
1. A governança corporativa pode ser definida como um sistema ou um conjunto de práticas que se propõe a melhorar a qualidade da gestão empresarial. O propósito é atender aos anseios dos envolvidos com a empresa, preservando seu valor institucional no longo prazo.
Para tanto, a governança corporativa pressupõe a criação de mecanismos de controle internos e externos das atividades do negócio, bem como de instrumentos de divulgação de informações do empreendimento.
Pontos importantes apontados pelo Profº Eduardo Joakinson no vídeo:
- Agigantamento das Empresas – empresas cada vez com maior representatividade e poderio econômico no mercado ( Google, Facebook, Walmart, Coca-Cola );
- Objetivo Social – Importância dessas empresas na sociedade;
- Poderia Financeiro – seja ele através de financiamentos privados ( recursos de terceiros ) ou recursos próprios ( capital social e acionistas );
- Teoria dos Stoakeholders – todas as partes envolvidas ( acionistas, governo, sindicatos, Ongs, sociedade, etc );
- Teoria da Agência – participação indireta na administração da empresa por parte dos acionistas;
- Estrutura de Governança Corporativa – estrutura funcional;
2. Empresa escolhida: BRADESCO
O Bradesco vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, com o objetivo de estar sempre em linha com as mais eficientes e melhores práticas de governança corporativa, agindo com transparência e respeito para com seus acionistas e demais partes interessadas, levando a efeito a prestação de contas e a responsabilidade corporativa.
O uso da governança corporativa trouxe ao Banco Bradesco grande vantagens e eficácia organizacional, ele está sintonizado as melhores práticas de governança do mercado e vem aperfeiçoando, a cada dia, seu sistema de gestão, procurando integrar os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais.
...