A Introdução à ética
Por: Damianne • 10/8/2017 • Trabalho acadêmico • 325 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
Introdução à ética
Como dizia a musica de Zeca Pagodinho “ deixa a vida me levar, vida leva eu, deixa a vida me leva”, assim a ética é tratada nos dias atuais, mas se voltarmos a historia vamos perceber que a ética sempre existiu, desde a criação do mundo existia a atribuição do erro a outro, a transferência de responsabilidade, mas qual a relação deste comportamento com a ética? O que seria a ética? Cortella nos responde com o seguinte conceito:
Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. (Mario Sergio Cortela)[1]
Entendendo a etimologia da palavra ética temos que a mesma vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. Para Cortela moral é a aplicação da ética.
Se analisarmos que a palavra ética esta relacionado ao modo de ser, a cultura, podemos dizer que o certo ou o errado dependera do ponto de vista de cada um, mas se pensarmos no ponto de vista da empatia, levando em consideração que devo analisar se quero, devo ou posso, então a ética vai além daquilo que eu apenas defendo como certo, criando a minha própria verdade absoluta de um fato, pensamos naquilo que fazemos quando ninguém está olhando, ou no que fazemos que ninguém pode saber que fazemos, a ética nos desafia a viver de forma a superar a nós mesmo, até a nossa própria cultura. Bem ou mal, certo ou errado, sim sim ou não não. Como ando me comportando?
...