A LIDERANÇA COACHING E OS DEMAIS ESTILOS DE LIDERANÇA
Por: Priscila Mendes • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 318 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
Priscila Mendes Marinho Reis
20131104952
LIDERANÇA COACHING E OS DEMAIS ESTILOS DE LIDERANÇA (por: Liana Campelo Cavalcante e Mônica Valesca Veras Machado)
http://faculdadescearenses.cloudalive.com.br/biblioteca/TCC/_Mono%20CPD-Administra%E7%E3oOK/Lideran%E7a%20Coaching%20-%20Liana%20Campelo.pdf
O artigo escrito pela Liana Campelo Cavalcante e pela Mônica Valesca Veras Machado analisa o novo estilo de liderança que está sendo implantado por alguns empreendedores (leia-se Coaching), a semelhança e a diferença dele se comparado aos modelos mais tradicionais. Logo de cara as pesquisadoras identificaram que os lideres querem que seus liderados contribuam para o crescimento da empresa. Delegar diferentes responsabilidades para pessoas diferentes também é um ponto em comum entre os dois casos.
Já as diferenças, principal objetivo do artigo, mostra-se presente no estilo em que cada líder se relaciona com seus liderados. O fim é o mesmo, mas os meios para chegar até ele são diferentes. A técnica do coaching tem direto impacto no resultado final de uma empresa. As autoras ainda apontam que essa ação é um diferencial no mercado, tendo notória vantagem frente às técnicas de liderança “normais”.
Tendo como base a leitura do artigo e uma reflexão sobre o assunto abordado, chega-se a conclusão que o que diferencia um líder de um coach é a abordagem que este tem, com seus subordinados, em relação aquele. Traduzindo, um líder não necessariamente da atenção especial para seu funcionário, uma vez que o foco do trabalho é o “crescimento” da empresa. Em contra partida, o Coach investe no funcionário para que ele evolua como profissional. E se os funcionários de uma empresa evoluem, o empreendimento também cresce, até mais do que cresceria se essa técnica não fosse usada.
Em tempos onde uma pequena decisão errada pode afundar um empreendimento, ter funcionários bem treinados, motivados e que acreditem na filosofia da empresa pode fazer diferença no mercado. E a cada dia mais os empreendedores – sejam estes grandes, médios ou pequenos – estão percebendo esta nova tendência. Quem não se adaptar, muito provavelmente, será engolido pela onda do mercado.
...