Estilos de Liderança e o Processo de Coaching
Por: 017956 • 12/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 68 Visualizações
Estilos de Liderança
Liderança nada mais é do que a capacidade (seja natural ou adquirida) de inspirar outras pessoas. Assim, ações, decisões e comportamentos também são influenciados de forma positiva. Os profissionais que exercem esse cargo fazem por terem recebido uma delegação de poder. As abordagens que temos no cenário corporativo, atualmente a mais conhecida e acredito que a que seja muito praticada é a O Grid Gerencial – de Blake e Mouton, onde temos 4 níveis em que um gestor aplica. Podemos dizer que existem organizações em que ocorre muito o nível Autoritário, aonde o principal foco é os resultados e não as pessoas. É consenso que o recurso mais valioso é o recurso humano e sabemos que cada líder é e tem diferente estilos no momento de liderar
Os estilos de liderança são diversos e variados e pode ser entendido como um conjunto de habilidades e características que permitem que uma pessoa guie, motive, inspire outras pessoas, dependendo do contexto os líderes podem adotar estilos e abordagens diferentes para direcionar o comportamento dos seus seguidores, tanto que esses estilos podem incluir vários estilos, como:
- Liderança Autocrática: Aquela liderança em que somente o líder toma as decisões, não deixa o grupo participar, e que só o mesmo fixa as diretrizes. Consequentemente, um líder com esse estilo tem uma equipe tensa, frustrada, com pouca iniciativa, e um grande nível de insatisfação.
- Liderança Democrática: É uma liderança totalmente ao contrário da autocrática. É um líder em que a equipe está mais por dentro da tomada de decisões, participa, e que tem autonomia junto nas divisões da tarefa, se torna uma gestão participativa, é permitir que a equipe não seja apenas a pessoa que faz, mas a portadora das ideias também, ou seja, as opiniões, decisões e participações são sempre importantes. A liderança democrática os líderes são mais responsáveis, existe um clima mais agradável, melhor relacionamento e formação de grupo. Esse ambiente traz uma produtividade maior com qualidade nas tarefas executadas.
- Liderança Liberal: A liderança Liberal, tem uma participação mínima das decisões, normalmente deixa o seu grupo inteiramente à vontade, não avalia e nem regula os procedimentos, onde a produtividade tende a ser baixíssimo, como respeito ao líder, perda de tempo e
individualismo. Nesse estilo, o líder se ausenta com frequência, não fornecendo tantas orientações nem feedbacks ao grupo. Ele acredita que deixar o grupo a vontade para a condução das tarefas, estimula a autonomia de seus membros. No entanto, a ausência do líder faz com que o grupo fique com poucas referências da qualidade do trabalho realizado, o que prejudica o desempenho geral.
- Liderança Situacional: A liderança situacional tem quatro etapas, então a liderança vai ser adaptada a equipe de acordo com essas etapas que a pessoa está inserida, é uma teoria, ou seja, ela apresenta uma visão referente a liderança as atividades, implicações de ser um líder e de utilizar abordagens que apresenta na teoria, então, trata do estilo de liderança, que se adapta às diferentes situações, têm a capacidade de conseguir trabalhar com perfis diferentes de colaboradores da melhor forma.
- Liderança Servidora: O nome mesmo diz, é servir as pessoas, uma liderança conectada com as pessoas, se preocupar com o colaborador, com seus sonhos, desejos, cria uma equipe de alta performance, de alto desempenho, ela pode ter excelentes resultados nas organizações vão ter colaboradores mais engajados envolvidos e que vão gerar muito mais retorno em resultado para a empresas com essa força a cada dia.
- Liderança Transformacional: O líder que atua na transformacional, é aquele que inspira as pessoas, tem domínio da equipe, não pela autoridade, mas por ser exemplo, e desenvolve os seus, para que tenham pessoas capacitadas e crescer. Quando falamos da liderança transformacional, podemos usar como exemplo uma experiencia antiga em que existia um líder que lembramos e nos inspiramos, a pessoa se torna referência.
- Liderança Coach: Na liderança coaching, o líder trabalha para identificar as habilidades e age de forma a ajudar seus subordinados a liberarem seu potencial de desenvolvimento. O líder busca motivar os profissionais, criando um clima de cooperação, confiança e crescimento. O líder estimula a visão positiva de futuro no grupo e trabalha para que cada liderado reconheça suas expectativas, se auto avaliem em relação ao desempenho atual e busquem capitalizar os pontos fortes e estimula-os para que trabalhem seus pontos a desenvolver. Neste processo, o líder exibe um interesse verdadeiro pelo aumento de performance de seus subordinados, incentivando a cada membro no estabelecimento de planos de ação para assegurar a melhoria no desempenho. O líder acompanha a evolução individual e dá feedback para manter o liderado alinhado em relação aos resultados projetados.
Desse modo, entendemos que cada líder tem o seu estilo e a sua maneira de abordagens com seus subordinados. E o que conseguimos identificar com facilidade, é que a liderança coach em comparação as outras, é a que mais é adequada. Pois a mesma faz com que a sua equipe busque o seu potencial, a sua melhor performance, justamente porque tem um líder que a incentiva.
O processo de Coaching pode ser definido como uma transformação e parceria entre o profissional cliente, com foco no alcance de metas pessoais e/ou profissionais, no qual o cliente tem apoio profissional embasado em uma metodologia cientificamente comprovada e aprovada para a descoberta e crescimento, ou seja é uma pessoa capacitada empregar técnicas de aconselhamento para empoderar seus clientes a ampliarem suas reflexões e fortalecerem suas ações e escolhas em torno dos seus atuais e futuros desafios de vida e carreira.
...