A LITERATURA NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR COMO INSTRUMENTO DE CONCIENTIZAÇÃO E PREVENÇAO
Por: Vanda bendo • 7/10/2020 • Projeto de pesquisa • 634 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
LITERATURA NA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR COMO INSTRUMENTO DE CONCIENTIZAÇÃO E PREVENÇAO
VANDA ANA BENDO
Introdução: Este projeto dispõe de dinâmicas envolvendo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, visando realizar trabalhos no contexto interdisciplinar, partindo da disciplina de Língua Portuguesa através da Literatura, fundamentando-se em atividades lúdicas, dinâmicas e desenvolvimento psicomotor ao tempo em que se promove a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, ao tempo em que insere-se questões que permeiam o universo adolescente como campanha de conscientização quanto ao suicídio, valorização da vida e formas de lidar com o fracasso e as situações que exigem desgaste emocional.
Justificativa: A opção por esta temática justifica-se pelo fato de que cada vez mais a Literatura deve fazer parte de cotidiano de nossas crianças e adolescentes, utilizando inclusive recursos tecnológicos existentes que podem ser através de vídeos ou livros disponíveis em aparelhos eletrônicos cada vez mais comuns na vivencia diária dessa faixa etária. A prática da leitura tradicional, aquela com o livro físico, não é considerada atrativa para a maioria dos alunos, mas é preciso mostrar que há alternativas divertidas e adaptáveis a sua rotina e práticas diárias. Ao utilizar a prática da literatura para promover a aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento e ainda resgatar a importância da prática da leitura, procuramos resgatar o mundo do faz de conta, ao tempo em que incentivamos a imaginação e o gosto pela literatura.
Objetivos: Aprimorar/desenvolver habilidades vinculadas a prática da leitura e do contexto da literatura que contribuam para a educação global dos alunos.
- Promover a interação dos alunos do Ensino Fundamental com os acadêmicos do curso de Letras, além de contribuir para a prática de ensino destes;
- Promover o gosto pela literatura e o desenvolvimento da expressão corporal e do lúdico.
Metodologia:
Atividade 1 – Escolher uma história relacionada a literatura preferencialmente que seja popular entre os alunos com temas que podem ser utilizados para campanhas de conscientização importantes nessa faixa etária, como prevenção do suicídio por exemplo e valorização da vida, temas imprescindíveis e que devem ser abordados intensamente em nossas escolas diante do contexto atual em que o número adolescentes depressivos cresce assustadoramente.
Adaptar a história proposta e destacar pontos chaves a serem pesquisados e debatidos entre os alunos.
Atividade 2 - Fazer bonecos de fantoches em conjunto com os alunos, pensando em personagens adaptados à história propostas conforme combinado com os alunos. Estes fantoches podem ser de meia com acessórios colados para compor os personagens. Enquanto faz os bonecos o professor vai trabalhando os conceitos.
Atividade 3 – Fazer com caixa de papelão e tecido “tnt” o cenário para os alunos se “esconderem” para a apresentação. Ensaiar com as crianças o teatro de fantoches para posteriormente ser apresentado. Mesmo que o foco sejam alunos das séries finais do ensino fundamental, essas atividades permitem que expressem suas emoções ao estarem “ocultos” o que facilita que “coloquem” pra fora seus sentimentos e assim deem abertura para que os professores e colegas possam observar sinais de depressão, de abusos dentre outros fatores, além do conhecimento sistematizado em si, o qual estará sendo trabalhado como expressão corporal, comunicação, espontaneidade, improvisação, interação social, criatividade, dentre outros.
...