A Liderança De Equipe A Rede Social
Por: diego131313 • 2/7/2023 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
1. Introdução
A rede social, é o filme que conta a história brilhante de marck Zuckerberg e como surgiu a sua incrível e inovadora ideia de criar um site de relacionamento que levou o nome de facebook com seus colegas de faculdade, na época era estudante de Harvard, nos EUA, que eles jamais imaginariam que a rede social se tornaria um fenômeno mundial. É possível notar que existem vários fatores relevantes dentro do filme como a gestão de qualidade, uma busca por melhoria de processos com o objetivo de atingir a excelência, liderança, ética, muito trabalho em equipe, possível analisar o ambiente organizacional vivenciado dentro do filme “A Rede Social”.
Sabendo que existem vários estilos de liderança como: autocrática, democrática, carismática, participativa. entre outros é possível observar o comportamento do fundador da rede social.
2. Desenvolvimento
É possível notar que a vida de gestor e liderança não é tão simples assim, por isso é sempre necessário estar ao redor de profissionais competentes e cheios de potencial, somando para que todos chegue ao topo, Mark sempre se mostrou bastante técnico e dominador na programação de website, no seu quarto da universidade que divide com seu amigo Eduardo, eles desenvolvem a rede social, ele acaba se tornando CEO do projeto e nomeando Eduardo como diretor financeiro.
Com os estilos de liderança Mark se mostra bastante técnico, e pouco carismático, o que atrapalha o avanço de novos investidores para o se projeto. Com o tempo e ao decorrer do filme, é notável que Mark demonstra ser um líder motivador e situacional, e ao mesmo tempo autocrático pois tomava decisões independe do ponto de vista do seu diretor financeiro e amigo Eduardo. Quando para escolher um novo trabalhador capacitado para o seu projeto, ele faz um jogo de programação.
Em determinado momento após Mark conhecer Shan que o influencia, ele demonstra características de um líder democrático, mas ele acaba ouvindo mais seu novo amigo Shan por suas experiências e influências, do que seu diretor financeiro e amigo Eduardo com quem ele começou o projeto inovador. Mesmo assim Mark demonstra interesse em ouvir os dois, para considerar o que seria mais importante e qual decisão mais assertiva a ser tomada.
Conhecimento de programação e técnica que Mark tem em criar e inovar em websites, com uma visão futurista e ambiciosa, fez com que ele tomasse decisões importantes, que acabaram ajudando alavancar o seu projeto, chegando ao facebook como é conhecido mundialmente nos dias de hoje.
3. Conclusão
Analisando o filme é possível notar que alguns fatores seriam relevantes a ser melhorado, como o carisma e empatia de Mark, podendo ser ruim dentro de algumas equipes , mas para outras pode ser uma melhoria, algo de peso a ser contado dentro de uma gestão organizacional.
Não existe um determinado estilo de liderança correto a ser seguido, mas sim o equilíbrio onde podemos alcançar o sucesso, mesmo
...