TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logistica

Por:   •  12/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

CARLOS        ANDRIOLLI        

CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO

[pic 3]

Jacareí

2017

CARLOS ANDRIOLLI

CADEIAS DE SUPRIMENTOS E PRODUÇÃO

 

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatistica, Operações e Logística, Administração de Sistema de Informação e Administração da Produção

Orientador: Profª Helenara Regina Sampaio, Prof. Thiago Nunes Bazoli, prof. Luís Claudio Perini e Prof. Luiz Antônio Gabriel

São Jose dos Campos

2017

               

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será considerado que a SCM trata basicamente da integração holística dos processos de negócios (business process) por intermédio da cadeia produtiva, com objetivo de atender o consumidor final mais efetivamente, isto é, sendo eficiente e eficaz simultaneamente (Pires et al., 2001). A SCM também pode ser considerada uma visão expandida, atualizada e, sobretudo, holística da Administração tradicional de materiais, abrangendo a gestão de toda a cadeia produtiva de forma estratégica e integrada.

O foco do estudo foi apenas a analise do sistema de captação, tratamento e distribuição da água, verificando de que maneira é aplicado a SCM, se existe algum sistema de controle e gestão do estoque, se existem sistemas de gerenciamento, como é o processo de produção, compra de materiais, logística de distribuição e um processo de constante busca pelo aperfeiçoamento.

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa - Diagnóstico

A empresa escolhida para o diagnostico é o SAAE de Jacareí que é a empresa que faz o tratamento e distribuição de agua e afastamento de esgoto.

A cadeia de suprimentos e produção da empresa é bem simples, porem trabalhosa, a captação da materia prima (agua), tratamento (produção) e distribuição.

O SAAE possui

01 - Estação de Captação de Água (ECA) – Central

02 - Estações de Tratamento de Água (ETA)– Central e São Silvestre

03 - Estações Compactas de Tratamento de Água – Recanto dos Pássaros

04 - Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)  Villa Branca, Bandeira Branca, S. Silvestre e Pq. Meia –Lua.

57 - Reservatórios de água

19 - Poços profundos

Os procedimentos são feito por etapas,  começando com a captação que se localiza proxima ao rio paraiba do sul  na região central de jacareí, após a captação a agua é bombeada para a estação de tratamento de agua (ETA) onde é feito o processo de purificação para que a agua estaja apropriada para o consumo, este processo de produção é feito por etapas onde são utilizados os produtos quimicos para que ocorra a purificação da agua.

Nas Estações de Tratamento de água (ETA´s) a água bruta passa por diversos processos. Os principais são Desinfecção, Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Correção do pH e Fluoretação.

Na estação de tratamento a água bruta recebe o primeiro produto químico, que é sulfato de alumínio líquido. A função do sulfato de alumínio é justamente agregar aquelas partículas, aquele material que está dissolvido na água, ou seja, a sujeiraDepois da adição do sulfato de alumínio, a água chega aos floculadores, onde recebe cloro - para a desinfecção - e polieletrólito, um produto químico que vai ajudar na floculação.

  No floculador, os motores agitam a água em velocidade controlada para aumentar o tamanho dos flocos. Em seguida, a água passa para os decantadores, onde os flocos maiores e mais pesados vão se depositar. Cinqüenta a sessenta por cento das impurezas ficam retidas no decantador. Somente a água da superfície sai dos decantadores e passa pelo processo de filtragem, para retirar o restante das impurezas. Nessa fase, recebe nova adição de cloro. O filtro tem vida útil de 20 a 30 horas. Ao final desse período, deve ser lavado para a retirada da sujeira que ficou retida na filtragem. Depois de filtrada, a água recebe a adição de cal para elevar o PH, cloro e flúor. Só então ela está própria para o consumo.

 O padrão de potabilidade da água tratada e consumida pela população de Jacareí segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde, garantindo a inexistência de bactérias e partículas nocivas à saúde humana. Dessa forma, evita-se o surgimento de grandes surtos de epidemias, como a cólera e o tifo. E o SAAE faz o monitoramento da qualidade das águas em seus laboratórios, durante todo o processo de produção e distribuição.  

Para que não haja problemas com a falta de materia prima para tratamento de agua é necessario um controle rigoroso que é feito pelos funcionarios da estação de tratamento de agua, que mantem um controle de consumo mensal, estoque minino necessario para que não tenha problema que levam a parar a produção.

As informações sobre a necessidade de material são passadas ao setor de compras que faz o contato com os fornecedores e solicita o material necessario conforme o solicita.

No caso do SAAE como se trata de um orgão publico é necessario que haja um processo de licitação para a compra de qualquer material, e nestes casos onde o produto quimico é fundamental para que haja o processo de produção, são feitos contratos com três grandes empresas que fornecem o produto e os contratos tem as datas intercaladas, garantindo desta forma que não haja falta dos produtos quimicos entre um final de um processo de licitação e outro.

Ao chegar o material é anotado em uma ficha a data da entrega , validade, apois isso o material é identificado e encaminhado ao estoque para que seja armazenado de forma correta, o controle de estoque é feito segundo o sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) garantindo assim a utilização de materia prima de forma correta, aguardando o momento de sua utilização na cadeia produtiva.

A cadeia produtiva do processo de tratamento e abastecimento de agua se da conforme abaixo:

[pic 4]

Após o tratamento, a água bruta recolhida do rio é armazenada, primeiro em reservatórios de distribuição e depois em reservatórios de bairros, espalhados em regiões estratégicas das cidades. Desses reservatórios a água vai para as tubulações, que formam redes de distribuição, com construção e manutenção feitas pelo SAAE.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com