A Logistica
Por: eddyfofa • 3/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar, com base na fundamentação teórica e estudo de caso em loco, como funcionam os sistemas de operacionais de distribuição e logísticas na administração de operações. Sendo analisado na situação o perfil da empresa Ts. Log. Logística dentro das seguintes situações: Principais equipamentos, Mercados, Concorrentes, Ambiente competitivo, Estrutura organizacional, Processos decisórios e Sugestões de melhorias.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Logística
Significa contabilidade e organização, é um termo de origem grega, vem do francês “logistique”, que significa uma arte que trata do planejamento e realização de vários projetos, muito utilizado durante as guerras. Ela também é utilizada como parte da álgebra e lógica matemática.
A Logística surgiu inicialmente como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, como armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais.
É um ramo da gestão, cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
A partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo, ocasionado pelo aumento das mercadorias produzidas e consumidas mundialmente.
É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra.
A logística procura gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação, o armazenamento de produtos e controle do estoque, e qualquer fluxo de informação associado, através do qual a organização e seu canal de distribuição são canalizados de forma tal que a rentabilidade presente e futura da empresa é maximizada em termos de custos e efetividade.
Logística determina e coordena de forma ótima o produto certo, o cliente certo, o lugar certo e a hora certa para a realização do serviço. Assumindo que o papel do marketing é estimular a demanda, o papel da logística será exatamente dar satisfação dessa demanda.
Dentre os sistemas de operações na logística podemos destacar o Cross-Docking que é uma operação que contempla o recebimento, a separação e a respectiva expedição do produto, sem a necessidade da empresa manter estoque físico no destino final da mercadoria. Esse sistema possibilita para os clientes um abastecimento rápido, coordenado e sincronizado de acordo com as necessidades individuais. Nesse conceito, o cross-docking funciona como um hub, recebendo mercadorias de diversas localidades, consolidando, e encaminhando para seus destinos finais. É uma área de passagem, de transição e de fluxo contínuo de materiais, permitindo o intercâmbio de mercadorias, vindo ou indo para destinos diferentes.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Com o nome empresarial Ts. Log. Serviços de Logística e transporte Ltda. No Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ) a empresa assume o título ou fantasia Ts. Log. E tem como descrição principal atividade econômica e prestação de serviços, com propósitos empresariais, registrado desde 2004. Localizada na Rua Maria Liz nº 10, Distrito Industrial, Tabuleiro dos Martins, Maceió Alagoas. A clientela é composta basicamente por empresas nacionais e multinacionais. A Ts. Log. Possui 93 ( Noventa e três) funcionários que executam Tarefas diversas, desde a área administrativa, serviços gerais, carga e descarga e outros , sempre preocupados em executar os serviços com rapidez e qualidade. Essa é uma característica marcante da Ts. Log.
ESTUDO DE CASO
- Perfil da Organização:
- Ts.Log – Soluções e Logística Ltda. Foi criada em 2004 com base na necessidade do ramo de logística no Brasil por Hipólito Correia, Álvaro Costa e Ana Carolina Machado. É uma empresa na área de logística e seu ramo de atividades é prestação de serviços.
- Principais Equipamentos:
- Empilhadeiras, Paleteiras, Palletes, Estrutura porta Palletes e Câmaras frias e a composição de sua força de trabalho é a prestação de serviços.
- Principais Mercados:
- Ramos de Logísticas, atuando na prestação de serviços, tendo como Clientes alvo as indústrias.
- Principais Concorrentes:
- ASL. Atua no armazenamento e na distribuição (Transporte).
- YHL. Atua no Armazenamento, distribuição (Transporte) e possui mais unidades no Brasil.
- Rapidão Cometa. Atua no armazenamento, entrega e possui um grande potencial na frota de transporte.
- Todas são de logística, o que as diferenciam são os serviços oferecidos.
- Ambiente competitivo:
- Em relação ao mercado, o ramo de atividade é extremamente competitivo, Pois, se trabalha com baixo custo operacional e qualidade na prestação de seus serviços, o que se torna o diferencial na venda de seu “produto”.
- Estrutura Organizacional:
- Descrição das condições ambientais encontradas
- Na chegada da empresa foi constatado que o ambiente estava limpo, organizado e sinalizado. Com relação à logística, identificamos que todas as atividades são realizadas através de procedimentos. Todos os funcionários estavam devidamente fardados e usando EPI’S, os caminhos que estavam na área de carregamento estavam limpos e identificados com logo marca da empresa.
- Vimos que o organograma da empresa é formado pelos seguintes cargos: Diretoria, Superintendência, Gerência, Supervisores Operacionais, Conferentes, Auxiliares de expedições e Serviços Gerais.
- Pelo que foi observado, podemos dizer que a empresa tem um bom resultado, devido aos cumprimentos de suas metas e satisfação de seus clientes. A administração de suas atividades está relacionada ao planejamento, a organização, a direção e o controle de suas operações.
- Processos Decisórios:
- A hierarquia e a tomada de decisão.
- As decisões são realizadas racionalmente, com base em informações concretas, dependendo do peso da decisão, podem ser tomadas pela diretoria ou pelos subordinados. Portanto, podemos dizer que a tomada de decisão é descentralizada, ou seja, as responsabilidades são transferidas para os membros da organização em níveis hierárquicos inferiores.
- A tomada de decisão da empresa é totalmente racional, as decisões apensas são tomadas, após analises críticas com base em informações precisas.
- Quando existe uma situação diferente da situação ideal da empresa, é utilizado o modelo racional, onde o problema é avaliado por etapas como: definição do problema, identificando os critérios de decisão, levando em consideração a importância daquela decisão e por fim, avaliando e definindo a melhor decisão.
- Sugestão de melhorias:
- Os processos de melhorias são constantes dentro da empresa, podendo ser tanto para o quadro operacional (colaboradores) e/ou compras e modernização de equipamentos, para dar um melhor andamento aos processos.
CONCLUSÃO
Tendo em vista os aspectos observados na empresa T.S. Log, podemos relatar que o sistema de operações de logística é de fundamental importância para que o produto saia da fábrica e chegue com rapidez e qualidade ao consumidor final. A função operacional da logística inclui todas as atividades e processos necessários para a gestão estratégica do fluxo e armazenagem de matéria-prima e componentes, em processo de inventário e de produtos acabados, a fim de que estes estejam na quantidade certa, no lugar certo e na hora certa, atingindo a satisfação do cliente e da empresa, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento, a redução de custos, que é um dos fatores pelo qual as empresas são obrigadas a se concentrar na logística.
...