A MEDIÇÃO DESEMPENHO
Por: Izabela Duque Peres • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.627 Palavras (7 Páginas) • 377 Visualizações
3 - Medição de Desempenho
Com os avanços econômicos trazidos pela globalização e o desenvolvimento da Tecnologia da Informação, o ambiente empresarial se torna cada vez mais competitivo exigindo das empresas uma alta capacidade de adaptação, diariamente as organizações tem novas oportunidades e desafios, e para se adquirir uma vantagem competitiva nesse novo mercado globalizado é necessário ter procedimentos alinhados e planejados.
Nesse cenário do mundo globalizado é fundamental adquirir vantagem competitiva. É Dentro desse aspecto que a Medição de Desempenho (MD) , denominado também como Indicador de Desempenho se torna eficaz .
3.1 A utilização do sistema de Medição de Desempenho
Um sistema de medição de desempenho são instrumentos de gestão essenciais para medir o resultado de uma empresa, é constituído por um conjunto de medidas ou indicadores que permitem identificar se os processos estão sob controle e onde o processo de melhoria é necessário. Para alguns autores medição de desempenho pode ser entendido como :
- "... uma relação matemática que mede, numericamente, atributos de um processo ou de seus resultados, com o objetivo de comparar esta medica com metas numéricas pré - estabelecidas...". (FPNQ 1995) .
- " Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle ". ( Juran e Gryna, 1988)
O conceito de medição de desempenho já era abordado dentro da Revolução Industrial inicialmente proposta por Taylor através da Administração Cientifica, cujo processo de medição focava no controle operacional e econômico, onde as pessoas vistas como maquinas eram avaliadas através do tempo e produção. Esse conceito evoluiu, e hoje as organizações possuem uma abordagem aberta, pois são influencias a todo momento por fatores econômicos, sócias dentre outros, diferentemente da Administração Cientifica onde a organização possuía uma abordagem totalmente fechada acreditando ser imune a fatores externos.
Através dessa evolução o sistema de Medição de desempenho passo a ser mais amplo, deixando de focar apenas no controle , e se voltando para melhoria continua da organização.
Segundo FNQ , a medição de indicadores de desempenho se torna necessário e crescente dentro das organizações . Vários fatores contribuem para isso, como :
- grau de exigência das partes interessadas – stakeholders –, o que
aumenta a necessidade de um processo de medição objetivo,
sistemático e transparente, o qual não seja restrito a indicadores
econômico-financeiros;
- a prática de remuneração variável com base em um sistema
estruturado de indicadores organizacionais está cada vez mais
disseminada, gerando a necessidade de critérios corporativos únicos
de medição;
- aumento da velocidade e da qualidade na tomada de decisões e,
consequentemente, nos seus efeitos . A organização precisa
ser cautelosa ao avaliar o impacto sistêmico delas no desempenho
global.
3.1.2 A importância da Medição de Desempenho
A medição de desempenho é uma métrica que auxilia diretamente na tomada de decisão, sendo necessário definir metas claras e efetuar medições periódicas do desempenho para obter um indicador confiável.
Definir essa métrica não é uma tarefa fácil, o SEBRAE afirma que grande parte das empresas que morre nos primeiros dois anos de vida sofre deste mal: escolha incorreta dos indicadores de desempenho e/ou gestão empresarial deficiente.
" O que não é medido, não pode ser gerenciado (Wilian E. Deming )".
De maneira resumida podemos afirma que sistema de medição de desempenho se trata de uma valor quantitativo ou qualitativo que possibilita uma analise mais assertiva sobre eficiência , eficácia efetividade dos resultados. Dessa forma é possível comparar as metas com o realizado, destacando os itens que estão crescendo ou aqueles que necessitam de melhorias, bem como comparar com resultados de anos anteriores, e com os resultados de outras organizações.
3.1.3 - BSC - Balanced Scorecard
Balanced Scorecard ou Indicadores Balanceados de desempenho se trata de uma metodologia voltada a gestão estratégica da empresa, criada pelos professores de Havard Robert Kaplan e David Norton em 1992.
Essa metodologia propõe que os indicadores não se devem basear apenas em informações econômicas ou financeiras, pois elas não são suficientes para garantir que a empresa esta no caminho certo . Segundo Kaplan e Norton :
" As medidas financeiras contam parte, mas não toda historia das ações passadas e não fornecem orientações adequadas para as ações que devem ser realizadas hoje e amanhã para criar valor financeiro futuro."
" A essência da estratégia não é apenas escolher o que fazer;ela exige também que se escolha o que não fazer ".
O Balanced Scorcard é uma ferramenta completa que auxilia os executivos na tomada de decisão, foca em quatro perspectiva : financeira, processos internos, clientes e crescimento e aprendizado.
[pic 1]
- Perspectiva Financeira : Indicam a lucratividade da estratégia, permitindo avaliar os resultados, crescimento e desenvolvimento alem da satisfação dos acionistas.
" As medidas financeiras de desempenho indicam se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros ( Kaplan e Norton 1997) ".
- Perspectiva do Cliente : Indica a satisfação do cliente alem de analisar os mercado e seguimentos visados.
" A perspectiva dos clientes permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultados relacionados aos clientes - satisfação, fidelidade,retenção,captação e lucratividade- com seguimentos específicos de clientes e mercado ... as empresas que não compreenderam as necessidades dos clientes acabaram constatando que os concorrentes lhes tomavam mercado oferecendo produtos ou serviços melhor alinhados as preferências desses cliente" (Kaplan e Norton 1997) .
...