A Marketing Ecológico
Por: Little • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.159 Palavras (17 Páginas) • 206 Visualizações
1-Introdução :
Atualmente algumas empresas utilizam o marketing como uma ferramenta para melhorar e ajudar a contribuir um bom relacionamento das empresas, com o marketing a um maior entendimento das forças e comportamento dentro do mercado, a vislumbrar oportunidades de negócios, estudar e criar produtos e serviços que atendem as novas demandas e necessidades dos clientes.
Não deixando de pensar no meio ambiente, diante de tanta modernidade e se preocupando com a natureza e com o futuro das nossas crianças. O objetivo deste re-posicionamento ao mercado advém de que os aspectos ecológicos ganharam uma importância ao garantir o sucesso das vendas. Uma clientela mais conscientização, uma legislação mais vigorosa e colaboradores mais ligados ao meio-ambiente abrindo novas oportunidades na comercialização de produtos ou serviços.
Esta conotação se torna o crescimento mais claro, quando se observa o crescimento de pressão políticas através de instrumentos como a força de lei de crimes ambientais.
Ao mesmo tempo instituições e associações com foco em certificações ISO (International Organization for Standardization) , Selo Verde, entre outras geram cada vez mais competitividade nacional e internacional as empresas privadas atrvés de ações que ligam mercados a atos sócios ambientais.
O foco principal é conscientizar empresas, engenheiros, industrias e fábricas sobre a importância de criar novos produtos que tenham fins positivos para a proteção ambiental, pois assim o homem continuará a produzir, criar e inventar constantemente novos produtos ao mesmo tempo respeitando o desemvolvimento da vida natural por um longo tempo.
2- OBJETIVOS:
Esse trabalho tem objetivo de mostrar que o marketing socialmente responsável é a compreensão de preocupações mais abrangentes, assim como os contextos ético, ambiental legal e social das atividades e dos programas de marketing.
As causas e os efeitos do marketing vão claramente além das empresas e dos clientes para englobar a sociedade como um todo.
O trabalho objetiva refletir sobre o comportamento de consumo segundo critérios ambientalmente responsáveis, observando também sua relação com a educação.
Percebe-se que a construção de uma educação ambiental seja fator relevante para o envolvimento do consumidor com as questões do meio ambiente e sociedade. Embora o consumidor conheça pouco a respeito de produtos e serviços verdes ou ecologicamente corretos , além disso reconhecem que possuem culpa pelo desequilíbrio ecológico , mas acreditam que as empresas sejam as principais responsáveis,apresentam mídia como maior agente de reflexão ambiental.
O mercado de consumidores inseguros e desenformados sobre as questões ecológicas mas que apresentam atitude ambiental, o que é indício de busca por comportamento de compra ecologicamente equilibrada.
3- METODOLOGIA:
Este trabalho utiliza o método indutivo por meio de pesquisa exploratória, usando como base , a pesquisa bibliográfica e documental, bem com pesquisa de campo sobre a empresa e pesquisa quantitativa por meio de questionário estruturado não-disfarçado.
4-O QUE É MARKETING?
O marketing basicamente é um processo social e gerencial pelo qual pessoas obtêm o que necessitam e desejam através da criação , oferta e valor com outros. Ele vem se transformando e evoluindo ao longo dos tempos, pois as organizações estão preocupadas em atender aos desejos e anseios particulares do mercado.O marketing busca identificar e satisfazer as necessidades lucrativamente .
Defini-se como uma área que engloba todas as atividades concernentes, as relações de troca, voltadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos, considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade. Segundo Kotler e Keller.
4.1-VISÃO DE MARKETING:
A visão de tradicional de marketing é de que a empresa fabrica um produto e vende ao mercado, mas essa visão tradicional do processo de negócios não funciona em economias mais competitivas onde a pessoa tem mais opções.Como o mercado vem crescendo e se dividindo em micro-mercados , cada qual com seus objetivos próprios, desejos , percepção e critérios de compra.
O marketing muitas vezes é descrito como a “arte de vender produto” , mas não se fundamenta só nessa questão, vendas é o começo de marketing, pode-se dizer que é o ponto inicial.O marketing busca entender e conhecer o cliente para que o produto ou o serviço oferecido se venda sozinho.
O profissional dessa área deve como tentar entender as necessidades, desejos e a demanda dos mercados alvos, comida, água, roupas e abrigo são o que as pessoas buscam em sua existência e são os itens mais importantes, denominadas necessidades que são os requisitos básicos para sobreviver.
4.2- MARKETING ECOLÓGICO
Também conhecido como marketing ambiental ou verde, o marketing ecológico é uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável.
A partir do final do século XX a legislação ambiental, a pressão de grupos ambientalistas e o surgimento de consumidores que querem qualidade de vida condicionam o mercado e criam ambiente propício para o desenvolvimento do marketing ambiental.
Ao utilizar estratégias desta modalidade, empresas e outras entidades, entre elas as organizações não-governamentais reforçam uma imagem positiva frente à sociedade e posicionam seu produto ou serviço no mercado, diferenciando-o dos demais.
O marketing verde é bom para as empresas porque busca a eficiência no uso dos materiais e também ajuda a reduzir os custos. Empresas que não responderem às questões ambientais com produtos mais seguros e ambientalmente mais saudáveis estão se arriscando a perder a sintonia com o consumidor.
Ao empregar estratégias de marketing ambiental, a entidade pode aumentar sua credibilidade e legitimidade, definir sua personalidade, área de atuação e imagem, além de agregar valor à marca junto aos diversos compradores. Como identificador da empresa ecologicamente correta foi criada a ISO 14000 com normas de qualidade visando classificá-la como verde.
...