A Metodologia da Pesquisa
Por: Raquel Barcelos • 26/4/2019 • Trabalho acadêmico • 2.638 Palavras (11 Páginas) • 229 Visualizações
FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO
Curso de Administração
RAQUEL BARCELOS PEREIRA
O CRESCIMENTO DO EMPREENDORISMO NO BRASIL DE 2014 A 2017.
Rio de Janeiro
2018
RAQUEL BARCELOS PEREIRA
O CRESCIMENTO DO EMPREENDORISMO NO BRASIL DE 2014 A 2017.
Trabalho de Anteprojeto de metodologia da pesquisa apresentada ao curso de Graduação em Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.
Orientadora: Professora: Patrícia da Mota V Figueredo
Rio de Janeiro
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................4
1.2 TEMA.....................................................................................................................4
1.3 PROBLEMA...........................................................................................................4
1.4 OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO......................................................................4
1.5 JUSTIFICATIVAS..................................................................................................5
2. REVISÃO DE LITERATURA...................................................................................6
3. METODOLOGIA......................................................................................................9
4. CRONOGRAMA.....................................................................................................10
5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11
5.1 BIBLIOGRAFIA....................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Segundo Degen (2005), a riqueza de um país é mensurada a partir da sua capacidade de produzir riquezas, em sua quantidade suficiente para garantir o bemestar de sua população. Assim, no Brasil, o maior potencial que se tem para produzir riquezas é a liberação da criatividade dos empreendedores, por meio da livre iniciativa para produzir e comercializar esses bens e serviços.
De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor.
Ainda, de acordo com Dornelas (2003), o fator que estimula o empreendedorismo no povo brasileiro a iniciação de um novo negócio é na maioria dos casos a necessidade e não porque quer criar algo diferenciado. Trata-se de uma oportunidade ou ainda assumir riscos ou ter autonomia, mas pela necessidade de sobrevivência em meio a uma sociedade desigual.
O empreendedorismo é indispensável para países em desenvolvimento, pois instiga a capacidade empreendedora dos brasileiros. E para isso o Brasil é altamente empreendedor, porém a maioria das pessoas, muitas vezes, resolve empreender devido sua ocasião atual, como a falta de emprego. Tornando-se o ato de empreender como uma necessidade e não uma escolha (SOUZA; GUIMARÃES, 2005).
Analisando o aumento de empreendedores no mercado, para que novos negócios sejam criados e sustentados, melhorando a situação social, econômica e financeira do país é surge o problema desta pesquisa: o empreendedorismo é importante para o crescimento e desenvolvimento do Brasil?
Com base neste problema, apresenta-se o tema desta pesquisa: O crescimento do empreendedorismo no Brasil de 2014 a 2017. Logo após, tem-se como objetivo geral: Descrever variáveis que contribuíram para o crescimento e avanço do empreendedorismo no Brasil neste período.
Em seguida os objetivos específicos que permitem entender quais os elementos serão pesquisados ao longo desta pesquisa. São eles:
- Conceituar a importância do empreendedorismo e o seu crescimento no período de 2014-2018;
- Identificar aspectos positivos e negativos que contribuem com o impacto econômico no país, através de novos empreendedores.
Esta pesquisa buscará confirmar as seguintes hipóteses:
- Fatores como o desemprego, crise econômica, falta de oportunidades, podem indicar a evolução do empreendedorismo no Brasil;
- O Empreendedorismo é o principal fator do desenvolvimento econômico e social do país, seu avanço pode proporcionar estruturas positivas.
Portanto, após definir problema, tema, objetivo geral, os objetivos específicos e as hipóteses é necessário responder a mais uma pergunta: por que realizar esta pesquisa e qual sua relevância?
A pesquisa tem sua relevância, pois busca identificar a importância do Empreendedorismo no Brasil no processo de desenvolvimento, econômico e social brasileiro. Com o empreendedorismo cada vez mais presente no contexto de negócios do país, existe uma tendência que o crescimento possa ser ainda maior. Segundo dado no Ministério Público (MP), o Governo Federal abre novas portas para os empresários de todo o país, podendo facilitar parcerias e dando mais credibilidade às novas empresas e seus empreendedores. As atenções estão voltadas para o que pode trazer grande progresso econômico para o Brasil em um curto espaço de tempo. (SEBRAE, 2015)
A atual crise econômica Brasil teve início em meados de 2014. Uma de suas conseqüências foi à forte recessão econômica, levando a um recuo no Produto Interno Bruto (PIB) por dois anos consecutivos. A crise também gerou desemprego que atingiu seu auge em março de 2017 com uma taxa de 13,7%, o que representava mais de 14 milhões de brasileiros desempregados (GEM, 2013).
Dornelas (2005) explica que o empreendedorismo é uma das formas mais eficientes de interligação entre ciência e mercado, criando novos empreendimentos e comercializando novos produtos e serviços. Essa ação movimenta a economia de uma região de forma significativa e pode contribuir para a geração de empregos, assim como impactos globais podendo se tornar até um aspecto de desenvolvimento econômico mundial.
...