A Metodologia de Pesquisa
Por: clauton • 10/11/2018 • Projeto de pesquisa • 284 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
De patológicos a higiênicos: os lares modernos e a imprensa no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial
A pesquisa aqui apresentada concentra atenção na patologização dos lares brasileiros como estratégia dos publicitários e anunciantes para convencer as donas de casa de que a solução dos problemas com insetos era o consumo de produtos industrializados.
As observações preliminares levantam a hipótese de que os anúncios foram uma poderosa força pedagógica que invocava a autoridade científica para legitimar a eficácia dos produtos. Esse artigo salienta essa relação.
A realização desta pesquisa ficou a cargo da Fundação Oswaldo Cruz no ano de 2016. Para verificar essa hipótese optou-se por analisar o hábito de compra de materiais de higiene após a onda de anúncios com os supostos embasamentos científicos.
Com intuito de aprofundar tal compreensão, foram acompanhados, diversos recortes de jornais, dados estatísticos de consumo da população em diferentes momentos e fragmentos publicitários de décadas.
A investigação assim conduzida tinha por objetivo analisar a concepção de que as residências eram espaços potencialmente ameaçadores à saúde da família e que se transformariam em lares saudáveis por meio da aquisição de produtos industrializados.
Tal esforço se justificar pela importância do tema, visto que as transformações geradas, sobretudo, pelo desenvolvimento urbano e industrial, pela profissionalização da imprensa e da publicidade e seu impacto, em particular, por meio das revistas ilustradas semanais, nos valores e aspirações dos setores médios urbanos.
Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada por Elizabete Mayumy Kobayashi foi a responsável pela pesquisa e análise das fontes e pela redação das versões preliminares do artigo oriundas de sua tese de doutorado. Gilberto Hochman responsabilizou-se pela supervisão da pesquisa, pela análise das fontes e discussão bibliográfica e redação final do artigo.
Bibliografia:
ISSN: 1414-3283
...