A Metodologia e Pesquisa
Por: Renata Moreira Reis • 8/11/2021 • Trabalho acadêmico • 963 Palavras (4 Páginas) • 85 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
UNIDADE EDUCACIONAL BARREIRO
RENATA MOREIRA REIS
RESENHA CRÍTICA
EMPREENDEDORISMO FEMININO
Belo Horizonte
2021
Renata Moreira Reis
RENATA MOREIRA REIS
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
EMPREENDEDORISMO FEMININO
Trabalho Acadêmico de Resenha Crítica apresentado à disciplina de Metodologia e Pesquisa em do curso de Administração
Orientadora: Profa. Andrea Alcione de Souza
Belo Horizonte
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
2.DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3.CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4. REFERÊNCIAS........................................................................................................6
1.INTRODUÇÃO
O livro “Dicas essenciais de empreendedorismo sugestões práticas para quem quer empreender” nos mostram, além de várias dicas essências para empreender, que mulheres empreendedoras geram mulheres empreendedoras. As mulheres estão inseridas no mundo dos próprios negócios como nunca. Esse fato tem levado bastante gente a buscar entender como agem e pensam as mulheres comparando-as com os homens que empreendem.
2.DESENVOLVIMENTO
Existem estudos que tentam compreender o que elas fazem de especial e como aprender a empreender com as mulheres. Essa curiosidade investigativa acaba acontecendo de maneira natural, porque as mulheres de fato fazem a diferença, visto que as mulheres atingiram praticamente uma igualdade percentual aos homens a frente de pequenos negócios no Brasil por exemplo. Um recente estudo, liderado por Francis J. Greene da Universidade de Warwick no Reino Unido, analisou a influência das mães empreendedoras em suas filhas, ou seja, será que mães empreendedoras geram filhas empreendedoras? Os pesquisadores perceberam que mulheres que tiveram mães empreendedoras são quase três vezes mais propensas a ser empreendedoras que mulheres que não tem mães empreendedoras. Já mulheres que tem pais empreendedores autônomos não possuem a mesma influência, ou seja, o pai empreendedor influencia menos que a mãe empreendedora na possível carreira da filha de dona do negócio próprio.
Ainda de acordo com os pesquisadores, os resultados da pesquisa dão a entender que as atitudes das mães em relação ao trabalho têm uma influência muito forte sobre as tendências empreendedoras de suas filhas. Os números mostram ainda que as mulheres que acreditam nos estereótipos de gênero (por exemplo, que acreditam que empreender é coisa de homem) são menos propensas a empreender.
O recado que fica para as mulheres que empreendem ou querem empreender não é apenas observar a caminhada e a história de vida de suas mães, mas também se lembrar que suas filhas, talvez mais que seus filhos, provavelmente seguirão o seu exemplo. Por isso, cada vez mais fica mais evidente a importância de tratar do tema empreendedorismo com crianças e adolescentes.
Mulheres que trabalham com outras mulheres são mais propícias também, a arriscar mais. Cada dia mais as mulheres estão envolvidas com novos negócios e tomando a frente de equipes, seja em pequenas ou em grandes empresas. Quando o assunto é o empreendedorismo, elas se destacam, já que representam milhões de empresas no país. O espírito empreendedor feminino fica evidente ao se observar os resultados dos negócios que são liderados por mulheres. Devido a isso, aquela velha ideia de atrelar um empreendedor de sucesso ao gênero masculino é coisa do passado, apesar de ainda vermos mais exemplos de homens de sucesso que são divulgados na mídia.
...