A NESTLÉ BRASIL – OPORTUNIDADE DE MELHORIA PARA ATRAIR E RETER SEUS TALENTOS
Por: preis1 • 20/6/2018 • Trabalho acadêmico • 6.186 Palavras (25 Páginas) • 435 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA
NESTLÉ BRASIL – OPORTUNIDADE DE MELHORIA PARA ATRAIR E RETER SEUS TALENTOS
PATRÍCIA REIS KRISTMAN DA SILVA
PRAIA GRANDE
JUNHO/2017
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA
NESTLÉ BRASIL – OPORTUNIDADE DE MELHORIA PARA ATRAIR E RETER SEUS TALENTOS
Trabalho apresentado à Universidade de Santo Amaro – UNISA, referente a disciplina de Projeto Integrador em Gestão de RH I.
Orientadora: Prof. Marcileide Muniz C. de Melo Silva.
PATRÍCIA REIS KRISTMAN DA SILVA
PRAIA GRANDE
JUNHO/2017
AGRADECIMENTOS
À minha família por todo apoio, ao meu marido Vinicius por toda compreensão e incentivo, e a tutora Monica por todo conhecimento compartilhado. Com amor, admiração e gratidão.
RESUMO
No mercado atual, encontramos muitas pessoas em busca de oportunidades de trabalho. Porém, paralelamente, encontramos também profissionais dedicados que as empresas precisam manter em seu quadro, e com a tecnologia e agilidade das informações, podem a qualquer momento migrar para outras empresas em busca de melhores oportunidades.
A famosa geração Y, como é chamado os jovens nascidos a partir dos anos 80, tem como característica a troca repentina de emprego em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimentos profissionais.
Neste projeto, iremos abordar como a Nestlé Brasil pode trabalhar para atrair e manter jovens talentos para agregar valores a sua marca.
Palavras-chave: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Talentos, Geração y.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
1.1. OBJETIVOS 7
1.1.1. OBJETIVO GERAL 7
1.1.2. OBJETIVO ESPECIFICO 7
2. HISTÓRICO DA EMPRESA 7
3. METODOLOGIA 7
4. ANÁLISE DA PROBLEMATICA - ROTATIVIDADE DE PESSOAL 8
4.1. A INFLUENCIA DA GERAÇÃO Y NA ROTATIVIDADE DO QUADRO FUNCIONAL DAS EMPRESAS 8
5. PROPOSTA DE SOLUÇÃO 9
5.1. COMO ATRAIR NOVOS TALENTOS 9
5.2. MANTENDO OS TALENTOS 9
5.3. VALORES E CONDUTA ÉTICA DA NESTLÉ 11
6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 20
7. CONCLUSÕES 20
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Cronograma. 20
- INTRODUÇÃO
O setor de recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter o crescimento continuo e duradoura de uma empresa. A forma como as organizações aplicam a gestão de pessoas passa por grandes transformações, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pelo qual as pessoas encaram sua relação com o trabalho e no comportamento do mercado de trabalho. Chiavenato (2009) relata que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações.
O presente trabalho está estruturado em uma situação problema que visa melhorar as Políticas de Recursos Humanos da empresa Nestlé Brasil. A escolha por essa empresa se deu devido ao grande número de colaboradores que a mesma emprega. A empresa conta atualmente com 30 fabricas distribuídas pelo pais, tendo mais de 20 mil colaboradores empregados diretamente e 220 mil indiretamente. Conta ainda com uma presença em 98% dos lares brasileiros através de seus variados produtos, e dentro do grupo Nestlé internacional, a Nestlé Brasil é o 2º maior mercado em faturamento e volume de vendas.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Glassdoor, a Nestlé Brasil está entre as 5 melhores empresas para se trabalhar. A pesquisa foi feita com base em informações obtidas através dos próprios colaboradores, os levantamentos apontados levam em conta itens como remuneração, valores da empresa, compatibilidade com vida pessoal e oportunidade de crescimento. A multinacional alimentícia aparece na terceira posição, com uma nota média de 4,4, em uma escala de 0 a 5.
Em contra partida, vivemos em um cenário atual, onde as pessoas não pensam mais em viver a vida inteira em um mesmo emprego. As pessoas estão dispostas a passar por mudanças para buscar o que julgam melhor para si, ou até mesmo sacrificam seus empregos devido a dificuldades típicas de muitas carreiras.
...