A RESENHA E RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS
Por: rebecagsa • 6/5/2020 • Resenha • 1.494 Palavras (6 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- UEG
CAMPUS SUDESTE – UnU CALDAS NOVAS
ADMINISTRAÇÃO
REBECA GODOI SOUZA DE ALMEIDA
RESENHA E RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS
CALDAS NOVAS
2020
REBECA GODOI SOUZA DE ALMEIDA
RESENHA E RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS
Trabalho apresentado para obtenção
de nota na disciplina de Gestão de Pessoas 1 do
curso de Administração pela Universidade Estadual de Goiás- UEG
Campus Sudeste/ UnU- Caldas Novas.
Orientador: Prof. Guatemozim Tabaré de Oliveira Bueno
CALDAS NOVAS
2020
Os recursos humanos, conhecido como RH surgiu com a necessidade de contabilizar os registros dos trabalhadores. No inicio de sua historia era comum que o chefe de pessoal, como era conhecido, fosse alguém mais sério e frio, o que mudou com o passar dos anos, pois algumas empresas optaram por investir em estudos e pesquisas na área acadêmica, valorizando uma nova postura de comando.
A chegada de novas tecnologias alavancou grandes mudanças nos processos e na metodologia de pesquisas, iniciando os primeiros passos em 1903, seguindo até 1916, por Taylor que buscava maximizar a eficiência na produção, e Fayol que introduziu pela primeira vez a divisão das funções do administrador. Taylor e Fayol são os responsáveis pelo surgimento da administração cientifica ou escola clássica.
Na década de 1920, o movimento de relações humanas teve como base de mudança a relação entre empregados e empregadores, enquanto a escola clássica agia a base de força e autocratismo, o novo modelo propunha aumentar a produtividade pela eliminação de conflitos e custos. Nessa nova escola de administração surgiu o Homo social em substituição do Homo economicus da escola cientifica. Nesse novo modelo e gerir, o chefe de pessoal passaria a se preocupar com o individuo e suas necessidades, o que até o momento ninguém estava preparado para fazer.
Em 1945 surge o Behaviorismo, onde começou a ser estudada a liderança, autocratismo, democracia no trabalho e motivação humana. E então passa a ser valorizada a função de “cuidar do pessoal”, onde surge o status de gerencia.
A função de pessoal passou a ser identificada como gerente de pessoal, mudando alguma de suas funções, sendo elas, o acompanhamento das questões legais e sindicais que houveram nessa época, quase imperceptível, já que para mudar o seu perfil nada foi feito, e sua visão permanecia a mesma.
Em 1950 foi onde surgiu a denominação que liga tais áreas a de ciências humanas, quando a escola de relações humanas estava em grande crescente, decidiu-se então denominar essa função de “gerente de recursos humanos” (GRH), e em 1960 foi criado o “gerente de relações industriais” (GRI), que cuidaria de aspectos somente administrativos.
Sendo assim:
- Chefe de pessoal (até 1950): Controle de freqüência, faltas ao trabalho, pagamentos, admissão e demissão, cumprimento de CTL.
- Gerente de RI (de 1950 a 1970): Controle de freqüência, faltas ao trabalho, pagamentos, admissão e demissão, cumprimento de CTL, serviços gerais, medicina e higiene, segurança patrimonial, segurança industrial, contencioso trabalhista, cargos e salários, benefícios, recrutamento e seleção, treinamento.
- Gerente de RH (de 1970 até hoje): Controle de freqüência, faltas ao trabalho, pagamentos, admissão e demissão, cumprimento de CTL, serviços gerais, medicina e higiene, segurança patrimonial, segurança industrial, contencioso trabalhista, cargos e salários, benefícios, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, qualidade de vida, desenvolvimento gerencial, relações trabalhistas, sindicalismo, desenvolvimento organizacional, estrutura organizacional.
Em 1977 a professora Tose realizou uma pesquisa bibliográfica, destacando cinco fases na evolução do perfil profissional de RH. As fases foram separadas da seguinte forma:
...