A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Por: jessicacandido20 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.029 Palavras (9 Páginas) • 240 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4
- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL .................................................... 5
- SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA ................................................................ 7
- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ................................................................. 9
- SUSTENTABILIDADE SOCIAL ........................................................................ 11
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................... 13
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 14
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho nos mostra a importância da responsabilidade socioambiental. Muitas vezes não sabemos a dimensão deste tema e suas particularidades .
A Responsabilidade Socioambiental é adoção de práticas e ações que beneficiam á sociedade e o meio ambiente.
Daremos ênfase na construção civil e o seu impacto no meio ambiente, importância social e vantagens econômicas.
Nos surpreendemos com os dados que encontramos durante nossas pesquisas, e o impacto negativo da construção civil no meio ambiente.
Buscamos aqui encontrar uma harmonia entre sustentabilidade social, ambiental e econômica, pois a empresa que adere a sustentabilidade com investimento, treinamento, medidas e ações, futuramente terá um retorno econômico.
A sustentabilidade está sendo utilizada pelas empresas como forma de reduzir custos e aumentar lucros.
Serão apresentadas á seguir ações para implantação de projeto sustentáveis, adoções de práticas sociais de igualdade e de oportunidades, programas para diminuição de consumo de recursos naturais, redução de emissão de gás carbônico e várias outros projetos de políticas sustentáveis .
[pic 1]
2- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Em busca de empreender novas ações para a construção de um mundo melhor para o homem planetário o objetivo é preservar e conscientizar a todos sobre meio ambiente seguro, consumo e produção sustentável, qualidade das relações e geração de valores.
Devido ao reconhecimento da responsabilidade socioambiental que ocorre na sociedade, as empresas passaram a adotar novas políticas e princípios.
Portanto, responsabilidade socioambiental é adoção de práticas e ações que beneficiam a sociedade e o ambiente que tem como objetivo visar a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano através de ações culturais, artísticas, educacionais, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos e em busca da justiça social e combate a ilegalidade.
- Os Impactos da Construção Civil no Meio Ambiente
A construção civil é responsável por mais de 2,327 milhões de emprego diretos e indiretos. Essa indústria é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por este setor resultando assim em uma enorme geração de resíduos.
No Brasil, a construção civil gera 25% do total de resíduos da indústria. As retificações respondem por 40% do consumo global e energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionado ao consumo energético. É responsável por exorbitante parte do consumo de água potável do mundo.
Em área urbanizada chega a ser cerca de 50% da água fornecida á região podendo chegar a 84% como ocorre em Vitória – ES.
A situação se agrava quando se sabe que na maioria das cidades brasileiras, esses resíduos são depositados clandestinamente. Esses aterros clandestinos tem obstruído córregos e drenagens, colaborando em enchentes, favorecendo a proliferação de mosquitos e outros vetores, levando assim as prefeituras á gastar grande parte dos recursos públicos na sua retirada.
Os resíduos de construção e demolição consistem em: concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, pedras, carpetes e aglomerados que em grande parte poderiam ser reciclados.
A indústria cimenteira é uma das que mais poluem e contribuem para mudanças climáticas. Em 2.011, o consumo de cimento no Brasil atingiu a marca histórica de cerca de 50 milhões de toneladas. Em 2.012, com um crescimento de 8% no consumo, esse recorde foi batido, chegando a 54 milhões de toneladas. As cimenteiras fazem uso intensivo de energia para processar calcário – a queima dele em altos fornos – é a base da produção de cimento e gera as emissões de carbono que poluem e comprometem o meio ambiente.
- Escravidão na construção civil
O setor da construção civil lidera os casos identificados pela fiscalização do ministério do trabalho e emprego ( MTE ) como trabalho escravo, foram identificadas 849 pessoas em regime de trabalho análogo á escravidão na construção, segundo dados do grupo especial de fiscalização móvel do MTE .
[pic 2]
3- SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.
O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente.
Título da Ação: CIMENTO ECOLÓGICO
Objetivo: Diminuir a emissão de gás carbônico no meio ambiente.
Ação: Substituir o comum pelo CPIII, que é um tipo de cimento que substitui parte do clínquer ( principal componente do cimento ) por escórias de siderúrgicas, material nobre que sobre da função de minério de ferro, coque e calcário. Disponível principalmente na região sudeste, onde estão as fabricantes de aço. O produto reaproveita 70% dos resíduos gerados pelas siderúrgicas.
...