TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO COMPLEXA CAUSAS EXPLICAÇÃO ESCRITA

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso - BOEING 737

Gestão Contextualizada

SITUAÇÃO COMPLEXA

CAUSAS

EXPLICAÇÃO ESCRITA

A partir da substituição dos motores de baixa razão por motores novos, mais econômicos e maiores que os anteriores, a boeing tinha pela frente um desafio que caberia aos engenheiros desenvolverem e adaptarem aos 737 que, por serem aviões mais baixos, necessitavam de soluções engenhosas para os novos motores. Para isso tiveram que introduzir um novo software para solucionar um problema físico com o avião, que se tornaria mais pesado com os novos motores. Entretanto, o único sensor introduzido foi o MCAS, que tinha como função controlar a estabilidade dos Max de segunda geração. Além disso, por conta da concorrência com a Airbus, havia uma grande pressa para produção desses aviões ficarem prontos o mais rápido possível. Houve uma mudança de software, originando numa possível falha que fez sumir o sinal de sensor de ataque, fazendo o sistema ficar sem a trava de segurança, propiciando os graves acidentes ocorridos. Vale ressaltar que em ambos acidentes, o sistema de estabilização MCAS das aeronaves apresentaram falhas. Em sua defesa, a Boeing alega que vem investindo fortemente nos sistemas de segurança de suas aeronaves e, além disso, para voltar a terem a confiança de seus passageiros e companhias aéreas, demitiram o ex presidente executivo da empresa, Dennis Muilenburg, afim de reestruturarem a gerência da Boeing.

BOEING - análise de ambiente

MODELO SISTEMÁTICO

RECOMENDAÇÃO PARA A DIRETORIA

RECOMENDAÇÃO PARA A DIRETORIA

Ao estabelecer departamentos de acordo com a especialização dos trabalhadores, podemos dividir nos seguintes setores: engenheiros e especialistas em softwares (T.I.), ressaltando a importância da interdependência entre estes grupos.

Tal recomendação é adequada uma vez que a falha técnica do modelo Boeing 737 Max ocorreu devido a um problema na programação do software (MCAS, responsável pela estabilização horizontal, agiu na hora inadequada levando o nariz do avião em direção ao solo) e, com certeza uma organização dividida em grupos de especialistas qualificados aumentará a eficiência da Boeing e uma provável mudança no modelo da aeronave, pois esta deve ser impecável por se tratar de uma empresa aeronáutica.

Pensando pelo aspecto financeiro, devemos levar em conta a despesa da Boeing com a suspensão deste modelo de avião, que já ultrapassa US$9 bilhões. Dessa forma, pensamos em propor à diretoria que suspendesse as relações com os fornecedores para evitar um excesso de gasto, alugar aeronaves adicionais enquanto o Boeing 737 Max não atua, voltando a se preocupar com essas relações com os compradores quando o modelo voltar a exercer sua função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com