A Saúde e Segurança do Trabalho
Por: Rafael Maia de Amorim • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.017 Palavras (13 Páginas) • 170 Visualizações
Tecnologia Gestão de Recursos Humanos
NOME: LUCIANA FERNANDES
RA:8750941927
DESAFIO PROFISSIONAL DAS Disciplinas: Saúde e Segurança do Trabalho, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.
São Bernardo – SP
2015
SUMÁRIO
Sumário
Introdução 3
1. Cargo: Mestre de Obras 4
1.1 Descrição do Cargo e Salário. 4
1.2 Técnica de Recrutamento e Seleção 5
1.3 Benefícios para a empresa e empregado em relação ao cargo. 6
2. Mapeamento de Cargos e EPI`S Utilizados. 7
3. Qualidade de Vida no trabalho 10
3.1 A importância da Saúde e Segurança do Trabalho 10
3.2 A importância do uso de EPI`s e EPC`s 12
3.3 A importância de um local de trabalho organizado 13
4. Proposta de Melhorias x Acordos 14
5. Referências 14
Introdução
A empresa Lopes & Lopes foi nomeada responsável para montar um viaduto no interior do Rio Grande do Sul e tem o prazo de 18 meses para concluir esta obra, que irá trazer benefícios para toda a população amenizando o transito, gerando empregos e trazendo mais qualidade de vida. Infelizmente um dos funcionários sofreu um acidente e ficou afastado, o mesmo trabalhava além da sua carga horaria para suprir a saída de outros funcionários, o acidente de trabalho mais a carga horaria excessiva, salario defasado e equipamentos de segurança vencidos ou inapropriados culminou em uma greve dos colaboradores.
Este documento demonstra o plano de ação para o entendimento entre os colaboradores, a empresa, o sindicato e Ministério do Trabalho.
1. Cargo: Mestre de Obras
Primeiramente a empresa deve contratar um arquiteto para planejar a construção. Após essa parte o engenheiro entra em ação para tornar o projeto em realidade direcionando o mestre de obras e os encarregados contratados. O Mestre de Obras é a peça chave, e deve conseguir tocar os serviços seguindo as metas semanais, precisa ter um bom relacionamento interpessoal com os operários, que na maioria das vezes trabalham em mais de um canteiro de obras por dia e são responsáveis por saber o que falta de material e fazer os pedidos, sempre com a ajuda dos oficiais, que indicam o que precisa ser comprado, mantêm contato direto com o setor de almoxarifado. De dois em dois meses as obras passam por um processo de auditoria (vistoria) com a presença de um auditor fiscal, o Mestre de Obras é o profissional que tem contato direto com o auditor, que pergunta sobre como está o andamento das frentes de serviço, quais estão atrasadas e por quê? Quando ocorrem situações divergentes, é o Mestre de Obras que juntamente com o Engenheiro avaliam a melhor decisão a ser tomada. Qualquer oficial e encarregado sabe que em caso de dúvidas devem procurar pelo Mestre de Obras.
1.1 Descrição do Cargo e Salário.
Nome do Cargo: Mestre de Obras
Salario: R$ 3.200,00
Descrição do Cargo: Supervisionam equipes de trabalhadores da construção civil que atuam em usinas de concreto, canteiros de obras civis e ferrovias. Elaboram documentação técnica e controlam recursos produtivos da obra (arranjos físicos, equipamentos, materiais, insumos e equipes de trabalho). Controlam padrões produtivos da obra tais como inspeção da qualidade dos materiais e insumos utilizados, orientação sobre especificação, fluxo e movimentação dos materiais e sobre medidas de segurança dos locais e equipamentos da obra. Administram o cronograma da obra.
1.2 Técnica de Recrutamento e Seleção
Para a contratação de um novo colaborador, o primeiro passo a ser tomado é o Recrutamento, é ir até o mercado em busca de novos profissionais mais capacitados para as atividades da empresa
O recrutamento é classificado segundo Chiavenato (1999) como interno, externo e misto.
O Recrutamento será a primeira faze do processo onde haverá a divulgação, quanto mais candidatos recrutarmos, mais possibilidades teremos de escolha para o cargo, optaremos pelo Recrutamento Externo, porque apresenta algumas vantagens para a empresa nos possibilitando atrair profissionais com novos ideais e experiências. Embora sabemos que teremos um custo mais significativo relativo as fontes especializadas que optaremos em utilizar, poderão ser agências especializadas, ou fontes de recrutamento, sendo jornais, o próprio site da empresa, ou indicações dos funcionários. Após o recrutamento, iniciaremos o processo de seleção. A Seleção segundo Chiavenato (2006, p.185) “é uma atividade obstativa, de escolha, opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação e, portanto, restritiva”. O processo seletivo se dá por várias técnicas de aplicação sendo: Testes informatizados, triagem genética, formulários, entrevistas. A entrevista mais utilizada pelos selecionadores é a entrevista pessoal, pois tem mais influência na seleção final de candidatos. No processo de seleção utilizaremos procedimentos de entrevistas, testes, dinâmicas, e um ponto importante nas entrevistas pessoais, será as perguntas direcionadas aos candidatos, se o candidato for muito tímido, falar pouco, iremos aplicar perguntas abertas, este tipo de pergunta proporcionará ao candidato liberdade para expor suas opiniões e respostas, mas se o candidato for prolixo (não se calar), utilizaremos com objetivo perguntas fechadas, que já finalizam rapidamente um determinado assunto. Após selecionarmos, será preciso treinar
...