A Temática a Logística que Está Presente nas Empresas de Pequeno e Médio Porte
Por: Mikuska Kovalski • 31/10/2018 • Tese • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 267 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa tem por temática a Logística que está presente nas empresas de pequeno, médio e maior porte desde o fornecimento da matéria prima até o produto final. Sendo a especificação do tema Just In time um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata.
O tema busca atender as atividades da empresa relacionada aos processos de produção, estoque e distribuição dos produtos. Onde obterá o melhor controle e aproveitamento dos recursos, para alcançar melhores resultados operacionais e redução de custos e a lucratividade.
De acordo com Bowersox (2011, p. 37):
A competência da logística é alcançada pela coordenação de (1) um projeto de rede;(2) informação; (3) transporte; (4) estoque; e (5) armazenagem, manuseio de matérias e embalagem. O desafio está em gerenciar o trabalho relacionando as áreas funcionais de maneira orquestrada, com o objetivo de gerar a capacidade necessária ao atendimento das exigências logísticas.
A coordenação do sistema de logística adapta projetos, onde a representação física dos pontos de origem de destino da mercadoria de forma a possibilitar a utilização do sistema logístico ao seu todo, assim nenhuma função logística poderia operar eficientemente sem as necessárias informações de custo e desempenho, esses tais informações são essenciais para o planejamento e controle logístico. Portanto o armazenamento e manuseio de materiais é o apoio a manutenção do produto no local de estocagem.
A filosofia Just In Time (JIT) é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização seja nas empresas de pequeno porte ou de dimensões maiores, para reduzir estoques e os custos decorrentes ou seja pilar da produção enxuta.
O sistema JIT apresenta diversas diferenças de abordagem em relação aos sistemas tradicionais de produção. Talvez a principal seja sua característica de “puxar” a produção ao longo do processo, de acordo com a demanda. Nesse sistema (“puxado”), o material somente é processado em uma operação se ele é requerido pela operação subsequente do processo abasteça. (CORREA L.,2012, p.595).
O sistema Just in Time produz de maneira diferenciada com um controle de produção desde a matéria prima inicial até o processo produto final. Sendo assim o sistema tradicional não tem esse controle, quanto mais produzir maior a quantidade no estoque para venda, onde ocasiona um acumulo de despesas para a organização.
2 PROBLEMÁTICA
A problemática para o desenvolvimento do trabalho surgiu na empresa no ramo de pré-moldados, onde a empresa produz diversas peças pré-moldadas e faz um excessivo estoque de matéria prima.Com isso produz muito com acumulo de estoques e manuseio dos materiais que é constante havendo mais gastos e descontroles.
Com base nesse contexto surgiu a problemática: Como a filosofia do Just In Time pode auxiliar em uma empresa do ramo de pré-moldados?
3 JUSTIFICATIVA
Sendo assim o presente trabalho justifica-se o tema logística e especificação a filosofia Just In Time, onde a Logística pode ser definida como a parte que completa o processo da cadeia de suprimento que compõe um planejamento onde programa e controla o eficiente e efetivo fluxo produtivo, armazena os bens, atribui serviços e dispõe informações relacionadas. Assim o Just Time reduz os custos de produção com base na minoração do nível dos estoques, tempos de preparação, inspeções de qualidade.
Por meio do planejamento logístico a empresa pode explorar diversas estratégias. No âmbito de alcançar a redução dos custos e aumentar a diferenciação e qualidade dos produtos, seja com transporte, compras, movimentação ou armazenagem dos materiais.
Conforme Ballou (1995) ressalta que a logística trata todas as atividades de movimentação e armazenagem de qualquer produtos, que facilitam o fluxo dos mesmos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo derradeiro. Com isso se identifica as atividades primarias como manutenção de estoque, processamento do pedido e transporte.
Para Ballou (1995) apesar das atividades primarias serem essenciais e contribuir para a disponibilidade e a condições físicas de bens e serviços, há uma série de atividade adicionais que apoia as atividade primárias. Elas classificam como: armazenagem, manuseio de matérias, embalagem, obtenção, programação dos produtos e manutenção e informação.
Dentre essas atividade a logística tem uma ênfase ao controle de estoque, onde se aplica a todos os elementos que consiste na armazenagem de matérias primas e insumos diversos. Assim abastece as linhas de produção, controla o consumo e alimentar de informações todos os setores de produtivos, de vendas, de compras e administrativos.
Assim para Bowersox (2011) o fabricante, tem um risco relativo ao estoque de uma dimensão a longo prazo. O investimento em estoques começa com matérias primas e componentes, inclui estoques de produção em processo e termina em produtos acabados. Assim a política de estoque ideal seria conforme pedido do cliente.
Portanto a filosofia do Just In Time desempenha um papel vantajoso e de importância para a logística, através da redução de desperdícios que ocorrem nas compras, na produção, distribuição e nas atividades de apoio à produção.
...