APLICAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Por: goi-1994 • 6/10/2019 • Artigo • 6.756 Palavras (28 Páginas) • 234 Visualizações
APLICAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Robson Salvador de Oliveira
RESUMO
O presente trabalho tem como direcionamento principal, a percepção da importância da tecnologia da informação para o controle do fluxo de informações na cadeia de suprimentos em uma empresa de pequeno e médio porte. Seu principal objetivo é apresentar e analisar variáveis como: compras; vendas; produção; finanças; logística e tecnologia da informação, e seus impactos na gestão da cadeia de suprimentos. O trabalho é fundamentalmente estruturado em revisão bibliográfica e estudo de caso, sendo o último, por meio de visitas técnicas, identificando dessa forma, aspectos negativos como as lacunas no uso do sistema de informação; a falta de controle financeiro; a inexistência de processo logístico; e as indefinições das operações industriais. Sendo assim, foram sugeridas ações de melhorias, com supostos resultados, visando estruturar um princípio de gestão integrada, por meio da organização das informações com a tecnologia. Assim foi possível compreender a importância do controle do fluxo de informações das empresas por meio da tecnologia da informação, para a gestão da cadeia de suprimentos.
Palavras-chave: Gestão; Cadeia de Suprimentos; Tecnologia da Informação; Bibliografia.
ABSTRACT
The main objective of this work is the perception of the importance of information technology to control the flow of information in the supply chain in a small and medium sized company. Its main objective is to present and analyze variables such as: purchases; sales; production; finance; logistics and information technology, and its impacts on supply chain management. The work is fundamentally structured in a bibliographical review and case study, the latter being, through technical visits, identifying in this way, negative aspects such as the gaps in the use of the information system; lack of financial control; the lack of a logistical process; and the uncertainties of industrial operations. Therefore, improvement actions were suggested with supposed results, aiming at structuring a principle of integrated management, through the organization of information with technology. Thus, it was possible to understand the importance of controlling the information flow of companies through information technology, for the management of the supply chain.
Keywords: Management; Supply chain; Information Technology; Bibliography.
1. INTRODUÇÃO
Para Machline (2011) os transportes de materiais, seja ele como matéria-prima ou produto acabado, sempre foram termos a serem a tratados nas empresas, principalmente no campo da administração de produção. A tratativa dessas atividades geraram por meio de uma visão gerencial o termo logística empresarial, abrangendo áreas como controle de estoques, comunicação, transportes, armazenamento, compras, produção, entre outras.
O desenvolvimento econômico mundial, gerado principalmente pelo fator avanço tecnológico e a velocidade da troca de informações, gerou um mercado altamente competitivo. Tendo em vista essa percepção, as empresas tem se preocupado cada vez mais com suas operações, desenvolvendo estratégias para que elas sejam competitivas e tenham rentabilidade, em outras palavras, tenham um maior nível de produtividade com o menor custo possível. Nesse contexto, destaca-se como vantagem competitiva a gestão da cadeia de suprimentos e suas variáveis, pois essa gestão permite uma visão holística de todo macroprocesso, levando em consideração tanto fatores internos como externos, desde o processo de abastecimento, por meio do processo de compra, até o consumidor final por meio da venda e logística de expedição.
Segundo Machline (2011) a logística ampliou seu velho conceito de transportes e entregas de produtos, e passou a se tornar parte estratégica das organizações, abrangendo áreas de compras, gestão de estoques, controle de custos, entre outros, dando origem ao termo cadeia de suprimentos. Dessa forma, pode-se concluir que apenas gerir os processos internos não é mais suficiente, hoje empresas que buscam adaptar-se no atual modelo de mercado, precisam estreitar relacionamentos com fornecedores e clientes, criando elos próximos e se tornando de fato parceiros.
Para essa gestão integrada é necessário o controle de informações, nesse sentido Donald, et al (2013) afirma que a tecnologia da informação é um dos fatores que mais facilitam, por meio da rastreabilidade das informações nos processos, seu compartilhamento dentro da empresa e com parceiros, bem como também o apoio na tomada de decisão gerencial.
Muitos são os desafios que envolvem a gestão da cadeia de suprimentos, dentre eles destaca-se a dificuldade de se compartilhar objetivos por meio de negociações ganha-ganha, ou seja, o estabelecimento de negociações em que todas as partes envolvidas obtenham ganhos, e a própria visão da empresa em relação as partes que forma a cadeia de suprimentos como apenas áreas operacionais e não estratégicas.
O objetivo do presente trabalho é analisar por meio de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso os desafios de uma empresa em controlar e gerir o fluxo de informações de sua cadeia de suprimentos, identificando possíveis falhas e sugerindo ações de melhorias.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 CADEIA DE SUPRIMENTOS
Com a ampliação do velho conceito logístico e a dinâmica no mercado global, surgiu um novo termo, uma evolução derivada da logística empresarial, sendo ela a “Cadeia de Suprimentos”. Sendo bastante utilizado pelas organizações atualmente, inclusive dando títulos a cargos e cursos pelo mundo o termo Cadeia de Suprimentos se tornou muito genérico nas operações, e seu conceito se confundindo com a logística empresarial, uma das funções inseridas dentro da cadeia de suprimentos.
Segundo Bowersox, et al (2014 p. 4) “A gestão da cadeia de suprimentos consiste na colaboração entre as empresas para impulsionar o posicionamento estratégico e melhorar a eficiência operacional”. Dessa forma, entende-se que a cadeia de suprimentos passa por todas a atividades operacionais de cada empresa, ligando assim, todos os envolvidos em torno de um produto ou serviço, sejam eles, fornecedores, parceiros comerciais, empresa, cliente, sociedade, governo, entre outros.
Figura 1: Fluxo de Informações da Cadeia de Suprimentos
...