A Teoria Normativa E Positiva
Por: camiolaaaaaaa124 • 30/3/2023 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
• TEORIA NORMATIVA E POSITIVA
Sabe-se que a contabilidade se destina a prestar informações confiáveis aos usuários internos e externos, correlatamente, não é muito diferente do que acontece na companhia em que o senhor João trabalha. Para tanto, na área contábil há algumas diretrizes que determinam os critérios e as normas, destaca-se as teorias normativa e positiva.
Os termos normativo e positivo são dois ramos padrões da economia moderna. A teoria positiva se baseia nas conclusões, descrevendo como a contabilidade é de fato e como se dá as suas práticas, testando hipóteses até se chegar a uma conclusão de forma empírica ou real, ou seja, prediz as escolhas contábeis pautadas em informações previamente divulgadas. Já́ a teoria normativa, por outro lado, é a teoria que se apoia na dedução e procura a forma mais prescritiva para demonstrar como a contabilidade deveria ser. Essa teoria tem como principal função evitar que ocorram problemas na exposição dos dados da empresa, em especial os dados referentes às informações contábeis, evitando assim a manipulação do mesmo, garantindo a transparência dos dados fornecidos pela empresa.
Simplificando, o positivismo é chamado de ramo “o que é” da economia. E o normativismo, por outro lado, é considerado o ramo da economia que tenta determinar a conveniência das pessoas para diferentes programas e condições econômicas perguntando o que “deveria” ser ou o que “deveria” ser. Enquanto a economia positiva é baseada em fatos e não pode ser aprovada ou desaprovada, a economia normativa é baseada em julgamentos de valor.
METODOLOGIA:
A metodologia usada na pesquisa foi a explicativa e a bibliográfica. Sendo assim, a explicativa traz ao o leitor a forma mais adequada para observar de forma sucinta e compreensiva o tema trabalhado, identificando as abordagens utilizadas e demonstrando a viabilidade da pesquisa. E através da bibliográfica, utilizou-se materiais e outras pesquisas como fontes. Em geral, livros, artigos e sites de conhecimento.
A abordagem foi através de pesquisa quantitativa, se referindo a forma que se faz a análise de coleta de dados, trazendo os fenômenos a partir de suas explicações e motivos. Descrevendo todo o objetivo do tema proposto, suas definições e apresentação de toda história baseado em seu crescimento.
...