A Teoria de Estratificação Social
Por: Lucas Tomaz • 12/4/2019 • Projeto de pesquisa • 407 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
Universidade Federal de Goiás
Sociologia das Organizações
Professor : Frederico Henrique
Aluno: Lucas Tomaz de Sousa
Administração – UFG
Turma: 2018.2
“Classe, Status e Partido”
O Texto de Max Weber, é bastante conceitual e tem como foco conceituar cada um mostrando suas características, mas com base nas relações econômicas e de poder, pensando como um cientista pensando no todo como um geral. Para Weber, as classificações que ocorrem na sociedade como: classes, estamentos e partidos é fruto da distribuição de poder. De acordo com Weber, o Poder é o maior influenciador, principalmente o econômico mesmo não sendo muito reconhecido mas servem de base de honra social, e nesse modelo de honras são formados a ordem social.
A Teoria de Estratificação Social: É a teoria criada que diz que para definir uma sociedade é preciso olhar três conceitos centrais: Classe, Estamento e o Partido.
Sobre as Classes, as pessoas que vivem numa classe precisam estar convivendo nas mesmas situações que outras pessoas da mesma classe, caso esteja com outras classes isso passa a se tornar Comunidade. A principal base para qualificar classes é situação de ter ou não ter propriedade. Pois a propriedade diferencia o tipo de serviço prestado, pois há uma diferença no uso dessa ferramenta para o serviço e as recompensas, assim criando uma situação de mercado, ou seja, à condição econômica dos indivíduos.
Já os Estamentos também conhecido como status são diferentes dos dois acima, pois não dependem nem de honra nem de situação financeira, é mais dividida pelo estilo de vida. Ao invés de estarem ligadas à produção/aquisição de bens estão ligados mais à cultura étnica das pessoas podendo assim representar estilos de vida, como de alto padrão.
Os Partidos, tem como foco adquirir poder. Mas um poder diferente do econômico, tem como foco socialização e isso pode ser em busca de uma causa ou algo pessoal. Sua principal meta é poder influenciar o domínio existente e assim tendo aquisição de poder, esses partidos podem ter metas classistas ou estamentais, lideres em busca de poderes politicos.
Dessa maneira, Weber passa a definir vários termos na sociedade atual com base nas relações econômicos e de poder, mostrando seus papeis e sobre o que cada classificação atual tem seus focos e diferenças, criando assim a ordem social, com vários estratos sociais seja eles com ponto de vista de renda, prestigio social ou politicas.
...